domingo, abril 09, 2006

Muffins de blueberry com crumble



Semana passada adquiri mais alguns livros de culinária. OK! Livros de bolos e doces...rs....acho que vocês já perceberam que meu blog tem muito mais doces do que pratos salgados, não?
Encomendei via Amazon e não tenho queixas quanto à forma de entrega e pagamento, hiper prático e fácil. Mesmo que você não tenha teclado com caracteres japoneses, você consegue se inscrever, fazer seu pedido e receber sem nenhum problema. Recomendo mil vezes!
Adoro ficar folheando várias e várias vezes um livro novo de culinária! Ver as fotos...os ingredientes...e de repente, você encontra uma receita que você pensa "Nossa! Preciso fazer essa sem falta!"
Dessa vez foi essa receita de muffins que encontrei neste livro.
Na verdade, é uma receita básica e através dela você pode fazer muitas outras variações. Pretendo testar outras sugestões que estão no livro, todas cheias de muuuuuitas frutas, desde o tradicional blueberry até figos e caquis, além de muffins salgados e scones. Hummmm, isso tudo lembra um bom e caprichado café da manhã de domingo, certo?
Bom, aqui como temos aulas de japonês aos domingos de manhã, nosso café da manhã não tem nada de muito caprichado.....acordamos tarde, engolimos uma torrada e voamos para a aula, que invariavelmente chegamos atrasados. Pontualidade brasileira? rs
Fiz esses muffins depois do jantar para levarmos amanhã ao trabalho, mas confesso que não pude resistir e, mesmo com a barriga cheia, comi um morninho! Estava uma delícia! Esfarela de tão fofo, mais parece um bolo! Adorei a massa e se você experimentar fazer, tenho certeza de que não se arrependerá! Faça sem sustos pois o resultado será ótimo!

Muffins de blueberry com crumble
(10 a 11 bolinhos do tamanho de 7cm por 3cm de altura)

120g de manteiga sem sal
150g de brown sugar
20g de açúcar
2 ovos grandes batidos ligeiramente
300g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
uma pitada de sal
120 ml de leite
250g de blueberries (pode ser fresca ou congelada)

Crumble

25g de farelo de amêndoas
50g de farinha de trigo
50g de açúcar
50g de manteiga sem sal

Preparativos:

- A manteiga, o leite e os ovos devem estar em temperatura ambiente
- Peneirar a farinha com o fermento e o sal
- Colocar as forminhas de papel na forma de muffins
- Preparar o crumble (Coloque os ingredientes secos numa tigela e misture rapidamente. Junte a manteiga em pedacinhos e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Reserve)
- Pré-aquecer o forno a 180oC

Modo de fazer:

1. Numa tigela grande, coloque a manteiga e bata até formar um creme. Junte o açúcar com o brown sugar e bata até ficar um creme claro.
2. Coloque os ovos em 3 vezes, misturando bem a cada adição.
3. Junte 1/3 da farinha peneirada e metade do leite e misture com uma colher de pau. Junte mais 1/3 da farinha e misture. Coloque o restante da farinha e do leite e termine de misturar. Misture somente o suficiente para agregar os ingredientes. Fica uma massa grosseira, caroçuda (acho que inventei essa palavra...rsss).
4. Acrescente os blueberries e misture rapidamente por 5 ou 6 vezes. Coloque a massa às colheradas nas forminhas de muffins. Coloque cerca de 1 colher de sopa de crumble sobre cada muffin e leve ao forno.
5. Asse por 20 a 30 minutos até ficarem bem coradinhos. Depois que saírem do forno, espere uns 5 minutos antes de tirar da forma, pois eles estão bem molinhos e quebradiços.




Gochisou sama deshita!

6 comentários:

Valentina disse...

Lindos mufins.Vc sabe que adoro mufins,ne?!? E de blueberry é tudo de bom.Esta receita de mufin é diferente pois parece de cupcake. A tecnica de cream a manteiga é algo para bolo.mUito interessante.Um bom dia querida.

Ana disse...

Estao Lindos Akemi!!
Eu amo muffins, e blueberries tbem! Essa combinacao eh boa demais, com crumble topping entao... so pode mesmo ficar uma delicia esses muffins!
Ana

Akemi disse...

Valentina e Ana, fiz esses muffins pensando em vcs amigas! Gostei muito deles! Mesmo no dia seguinte estavam bem macios e o crumble crocante!

Karen disse...

Que vontade! Com a nossa dieta sem açucar, então! Não posso nem ver doces!

Renata f disse...

Eu acabei de fazer esta receita. Adorei, os muffins ficaram super macios.
Adicionei um pouco de canela ao crumble.
A unica coisa que farei diferente na proxima vez, será usar blueberry fresca ao invés da congelada. Parabéns e obrigada pela receita

Akemi disse...

Oi, Renata! Muito obrigada pelo depoimento! Que bom que os muffins saíram fofos e deliciosos! Experimente com framboesas ou amoras! Bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails