terça-feira, junho 13, 2006

Conserva agridoce de nabo




Esta conserva é super rápida de preparar. Combina principalmente com pratos picantes ou muito salgados. Procure sempre usar nabos frescos. Aqui o nabo é vendido inteiro ou pela metade. Para se comer cru, use a parte de cima que é mais adocicada. A parte de baixo é mais picante e por isso é bom para cozidos. Tem quem goste de ralar essa parte de baixo para comer com shoyu (daikon oroshi) justamente por causa desse ardidinho, fica ao gosto do freguês!

Conserva agridoce de nabo

1/2 nabo
1 colher (chá) de sal
120ml de vinagre de arroz
1/4 colher (chá) de sal
12 colheres (chá) de açúcar
pimenta vermelha seca cortada em rodelinhas (opcional)

Corte o nabo em nacos de 4 cm. Descasque tirando bem a parte fibrosa, cheia de raízes. Em seguida, corte de comprido em fatias de 1 cm e depois em palitos de 1 cm.
Coloque numa tigela e polvilhe 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos para envolver bem o nabo com o sal. Deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, prepare o tempero à parte numa outra tigela. Coloque os anéis de pimenta, o vinagre, sal e açúcar. Misture bem até dissolver o sal e o açúcar. Enxugue bem os palitos de nabo num papel toalha e vá jogando na tigela com tempero. Despreze essa água que se formou do nabo com o sal. Misture tudo muito bem e cubra com filme plástico bem rente ao nabo. Deixe marinando por 15 minutos. Dê mais uma mexida, cubra e deixa mais 15 minutos, no mínimo, ou mais. Na hora de servir, coloque os palitos num prato com a ajuda de uma espumadeira e regue com algumas colherinhas do tempero.

9 comentários:

Karen disse...

Nunca comi a conserva de nabo assim, mas uso os mesmos ingredientes para fazer a de rabanetes. Aliás, faz anos que não como.

Akemi disse...

Hummm com rabanete tbm gosto mas aqui vende só 3 pequenininhos e custam o olho da cara...:(

Valentina disse...

Sabe que nunca comi nabos?Interessante esta receita.

Unknown disse...

como preparar takoan?

Akemi disse...

Lourival, desculpe mas nunca preparei e não tenho idéia de como seja temperado. Única coisa que sei é que os nabos são secos ao sol por alguns dias.

Anônimo disse...

Norma disse...
Gostaria de ter uma receita para preparar rabanete agridoce. Nos restaurantes eles são servidos fatiados com a casca, mas são vermelhinhos, tipo se fossem preparados no molho agridoce e a sua receita fala no sal duas vezes e nenhuma de nada vermelho...
Será que não está errada???
Pode me ajudar??
Desde já agradeço e deixo meu email para uma possível resposta.
norma_scott2@hotmail.com

Suely disse...

Adorei a receita, mas gostaria de saber como faz nabo em conserva amarelo...pode me ajudar?? Obrigada. Suely.

Unknown disse...

é só colocar 1 colher de cha de açafrão da terra que fica amarelo

Unknown disse...

é só colocar 1 colher de cha de açafrão da terra que fica amarelo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails