domingo, julho 02, 2006

Pudim de pão, abacaxi e cramberries



Estava com uma bengala amanhecida aqui e resolvi fazer esse pudim. A receita, à olho, nos foi passada por uma ex-colega de trabalho. Geralmente coloco os ingredientes conforme a quantidade de pão que tenho e se for muita, às vezes tenho que colocar açúcar também. Desta vez fiz medindo tudo para poder passar a receita a vocês. Espero que gostem. O pudim fica bem úmido e você pode variar as frutas à seu gosto. Se quiser, acrescente coco ralado à massa, fica saboroso também. A canela pode ser substituída por baunilha ou raspas de limão ou laranja. Enfim, você pode preparar o seu pudim. Desta vez fiz com cramberries e abacaxi, ficou muito bom. O azedo das frutas secas com o doce do abacaxi em conserva casaram muito bem. Pode ser degustado morninho ou gelado.

Pudim de pão, abacaxi e cramberries

175g de pão francês amanhecido
500ml de leite
165ml de leite de coco
200ml de creme de leite fresco
3 ovos grandes ou 4 médios
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (chá) de canela em pó
100g de cramberries secas
5 rodelas de abacaxi em calda

Corte o pão em cubinhos e deixe de molho numa tigela grande com o leite e leite de coco por 15 minutos ou até que a crosta fique macia. Escalde os cramberries com água quente e deixe secando num prato forrado com papel toalha. Corte as rodelas de abacaxi em pedaços de 1cm e seque o excesso de calda com papel toalha também.
Junte o creme de leite fresco no pão. Misture e junte o restante dos ingredientes. Mexa bem e despeje em forma grande (usei uma redonda de 24cm) untada e forrada com papel manteiga. Passe manteiga no papel também e polvilhe com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 1 hora. A crosta tem que estar bem douradinha mas espetando um palito, ele ainda vai sair com um pouco da massa grudada. Retire do forno e deixe esfriando na forma. Só desenforme quando tiver amornado. Polvilhe açúcar confeiteiro e sirva.

4 comentários:

Karen disse...

Deve ter ficado uma delícia, mas olhando assim na foto, a primeira impressão que tive foi a de que a receita era de pão doce, parece fofinho!

Anônimo disse...

Akemi,tanta delícia de uma vez. Faz mil anos que não topo com um pudim de pão na minha frente. Que vontade !

Valentina disse...

Nossa Clarice, que lindo.Fiquei apaixonada. O que voce chama de bengala?Isso é coisa de paulista.rss

Akemi disse...

Karen, o pudim ficou bem úmido e doce na medida certa. Ele cresceu bem enqto assava mas depois que tirei do forno deu uma boa murchada.

Renata, eu tbm não fazia essa receita faz um tempão. Servida, amiga?

Valentina, ri aqui sozinha com essa de coisa de paulista! rsrs
Bengala é uma baguette que deu uma engordada. Acho que em inglês se chama batard.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails