sábado, setembro 02, 2006

Salada de grão de bico e queijo feta



Desde que vi esta salada no Trem Bom, não sosseguei até conseguir encontrar todos os ingredientes. Com tantos comentários a respeito do tal queijo feta, tinha que provar para saciar minhas lombrigas. Afinal, quando a Valentina fala "é bom", pode ter certeza de que é ÓTIMO!!!! E realmente é diferente de todos os queijos frescos que já provei, além de sua textura que se esfarela facilmente na mão e cremosidade.
É um queijo salgado, mas com um fundo azedo que casa muito bem na salada. Adoramos comê-la com fatias de pão italiano torrado! Arriscaria dizer que lembra levemente o queijo minas, daquele tipo que vem cheinho de furinhos e tem um cheiro e sabor azedado.
Coloquei todos os ingredientes pedidos na receita, recomendo colocar o coentro sem falta, pois dá um tchan no sabor que nenhum outro tempero dá. Única coisa que reduzi pela metade foi o azeite de oliva. Medi 200ml do óleo e fui colocando na salada e parei quando achei que já era o suficiente.
Ótima pedida para aquelas noites que você não está muito a fim de ficar horas pendurada no fogão e quer comer algo saudável e gostoso ao mesmo tempo!

Salada de grão de bico e queijo feta

250g de grão-de-bico seco cozidos sem casca ou 400g do enlatado

200ml de azeite de oliva

1 cebola roxa cortada em gomos

5 dentes de alho picados bem fininhos

1 ou 2 pimentas dedo-de-moça sem semente e picadas bem fininhas

250g de queijo feta esfarelado

4 cebolinhas verdes picadas – só a parte verdinha

25g de coentro bem picadinho

30g de salsinha bem picadinha

Sumo de 1 limão


Se estiver usandoo grão-de-bico seco prepare-o primeiro com um pouquinho de sal. Uma vez pronto escorra e o coloque numa saladeira e reserve. Esquente uma frigideira e ponha 3 colheres do azeite de oliva. Jogue a cebola e cozinhe gentilmente em fogo médio até que ela fique macia e meio dourada. Jogue o alho e pimenta e cozinhe juntamente com a cebola por mais alguns minutos até que você comece a sentir o cheiro do alho. Retire do fogo e deixe esfriar.


Esfarele o queijo feta e jogue-o na saladeira junto com o grão-de-bico. Em seguida acrescente a cebolinha, o coentro, a salsinha e o sumo de limão.Mexa bem. Jogue um pouco de pimenta-do-reino moída na hora e sal se achar necessário. Jogue a mistura da cebola com o alho e o restante do azeite de oliva e mexa tudo bem. Está pronta para ser servida!

10 comentários:

Valentina disse...

Oi Clarice querida, voce fez a salada.Qeu bom que nao decepcionou. Achei interessante o teu comentario do queijo feta parecer o de Minas pois tenho uma colega brasileira aqui fazendo doutorado que outro dia me disse que queria experimentar fazer pao de queijo com o feta pela razão que voce comentou.Bjs.

Fer Guimaraes Rosa disse...

queijo feta ey h muito bom mesmo, mas eh um pouco salgado... tem que ter cuidado! :--) beijos,

Akemi disse...

Valentina, não tinha pensado nesta possibilidade de fazer pão de queijo com queijo feta. Se não fosse tão caro, acho que arriscaria fazer com ele!

Fer, é salgado mas tão bão, ne?

Anônimo disse...

Akemi, já estava sentindo falta das tuas gostosuras e de voce, e claro. Engracado, ja ate sonhei com o feta. Encabeço a fila dos querem(muito)prová-lo. Influencia da troupe rs. Tao fresquinha e crocante esta salada. Meu teclado acabou de brigar comigo. Bj

Karen disse...

Ah! Essas saladas da Valentina são uma mão na roda! Comprei, quer dizer, o Osmyr comprou um queijo de cabra no qual está escrito que é "tipo feta", mas ele não vai me deixar usá-lo para fazer salada!

Ana disse...

Esta linda sua salada, a imagino q deliciosa tbem, adoro tudo q tem ai!!
Ana

Akemi disse...

Karen, fiquei chocada com a decisão do Osmyr! Poxa, mas nem um tequinho ele vai ceder para você experimentar num prato???

Ana, adoramos mesmo esta salada. Meu marido, então, que é um ratão nem se fala! rss

Karen disse...

Acho que não, como ele abriu mão de todos os outros queijos de que gostava, agora ele fica cheio de dedos com o de cabra! rs A gente come os queijos aos poucos, no café da manhã.

Nós experimentamos esse que eu comentei hoje, mas acho que não é como o feta que você usou (ou seja, não é feta) ele não é salgado e nem se desfaz com facilidade, mas é muito bom! O leite de cabra dá um sabor especial aos queijos.

Eli disse...

Que delicia de salada, duas coisas que adoro o queijo e o grão de bico. Que casamento, rs.

Akemi disse...

Karen, que pena que não seja o feta. Foi propaganda enganosa! rsss
Que delícia de café da manhã, fico aqui imaginando os queijos e seus pães caseiros! Hummm!

Eliana, este foi realmente um casamento perfeito! Recomendo para todos que gostam destes ingredientes! ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails