segunda-feira, setembro 18, 2006

Soufflé Cheesecake



Comprei sour cream para preparar um cheesecake mesclado de café e fui adiando, adiando... agora o creme está para vencer e acabei mudando de idéia e resolvi fazer esta receita. Tirei a receita deste soufflé do mesmo livro do cheesecake com ameixas. A única diferença entre uma e outra receita é que os ovos são separados aqui (claras em neve) e ao invés de creme de leite, se usa leite.
Sua textura é hiper leve, lembra uma mousse. Ele não leva muito açúcar e por isso, recomendo saborear junto com uma geléia ou calda de framboesa ou blueberries.

Soufflé Cheesecake

250g de cream cheese
200ml de sour cream
3 gemas
essência de baunilha
4 colheres (sopa) de amido de milho
200ml de leite
3 claras
120g de açúcar

Pré-aqueça o forno a 200oC.
Ferva água para o banho-maria.
Forre uma forma redonda desmontável de 18cm com papel manteiga. Nas bordas deixe uns 2cm mais alto que a altura da forma, pois a massa cresce bem.
Amoleça o cream cheese (envolva em filme plástico) no microondas (baixa potência por 3 ou 5 minutos).

Bata o cream cheese com um batedor de claras numa tigela grande até formar um creme. Junte o sour cream às colheradas, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e as gemas e misture bem. Coloque o amido e misture. Vá acrescentando o leite aos poucos. Passe a mistura por uma peneira e reserve. Bata as claras e quando começar a espumar, adicione o açúcar em duas ou três vezes até obter um merengue mole, que caia da colher. Coloque metade do merengue na mistura de cream cheese. Misture bem e junte o restante do merengue. Mexa até que toda a espuma desapareça. Despeje na forma e coloque na assadeira. Despeje a água quente na assadeira e leve ao forno para assar. Deixe assando 20 minutos à 200oC e depois abaixe para 150oC e deixe por mais uns 40 minutos ou faça o teste do palito. Se sair limpo, está ok!
Espere amornar um pouco para desenformar. Deixe esfriar e leve à geladeira.

18 comentários:

Eli disse...

Parece ser delícioso, sabe que faço cheesecake mais não vai ao forno. Está lindo na foto.

Anônimo disse...

Akemi, que lindo o seu cheesecake!! Parece uma nuvem, que leveza!!

Apesar de ser queijólatra, nunca fui muito fã de cheesecake - mas este, com esta textura, me conquistou!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que lindo! e adorei a parte do nao-acucar! :-) beijoos,

Ana disse...

Akemi, amei sua foto, que lindo! Fofo, alto!
Meu marido e meu filho amam cheesecake, eles me pedem p/ fazer quase todo mes.... as vezes eu faco e nem como de tanto q ja fiz ja to meio enjoada ate, mas eles nao se cansam! hehe!
Essa sua receita esta linda, mas me diga uma coisa, tem gosto de sufle? Tipo uma texture meio eggy??? E tem gosto de cheesecake normal mesmo?
Eu gosto de suffle, mas por exemplo de quiche eu nao gosto, acho q eh muito eggy p/ mim.
Mas eu gostei muito desse seu ai e fiquei com vontade de fazer, eh uma maneira de inovar no cheesecake! (apesar q sei q os "dois" aqui vao comentar q o tradicional eh melhor! sempre ouco isso quando faco algo diferente,hehe!)
Ana

Valentina disse...

Clarice, lindo este cheesecake. I love cheesecake que vai ao forno.E este esta bem bonito mesmo.A coisa que mais gosto da minha nova casa é que tem uma geladeira de tamanho decente entao vai dar pra fazer certas sobremesas e gelar.No momento é tao pequena que so faco as coisas pro mesmo dia. Uma chatice além de que pouco econômico em geral.

Anônimo disse...

akemi... o que seria sour cream??? sou leiga no assunto... obrigada!!!

Karen disse...

Adorei esta receita! Muito leve!

Anônimo disse...

Vi que a Patrícia comentou sobre sour cream em algum post mas nao lembro.Fiquei brava comigo porque queria ter anotado. Esse soufflé está de parabéns rs. Melhor escrever direito: você está de parabéns !Bj

Akemi disse...

Eliana, estes cheesecakes que não vão ao fogo também são uma delícia, não?

Patricia, este cheesecake é bem fofinho, não tem aquela consistência mais firme dos cheesecakes tradicionais. Quem sabe vc gosta deste?!

Fezoca, sem muito açúcar não fica enjoativo. Agora tem que tomar cuidado com a calda! :P

Ana, esta receita fica bem suflê mesmo, aerado e fofinho. A vantagem é que ele não murcha depois que esfria (quer dizer, só um tiquinho de nada, mas acho que é a maisena que segura o bolo para não baixar). O gosto é de cheesecake também, agora não entendi muito bem o seu "eggy"..rs Gosto de ovo? Se for isso, o gosto predominante é do cream cheese mesmo. Não sei se era isso que vc queria saber, mas qualquer coisa me pergunte!

Valentina, vc já está de mudança? Casa nova, jardim, espaço, big geladeira... que delícia! Se bem que esse negócio de geladeira grande é meio arapuca, porque vc acha que tem mais espaço e compra mais e quando vai ver, já está tudo tomado de novo! rsss Mudar dá uma trabalheira, mas depois que tudo se ajeita é tão bom, ne? Mal posso esperar pelas fotos do seu novo lar! ;)

Márcia, sour cream é um creme azedado. Tem consistência mais leve que um cream cheese. Não sei se vende no Brasil, mas se vc não encontrar, pode substituir por iogurte natural. Só que talvez seja bom diminuir um pouco o leite pq o iogurte é mais ralinho que o sour cream.

Karen, achei que não ia conseguir tirar da forma de tão fofinho que ficou!

Akemi disse...

Ai Renata, morri de rir com seu parabéns! rsss
Se o soufflé ainda estivesse aqui eu iria transmitir os parabéns a ele! Só vc mesma, amiga! Te adoro!
Preciso dar uma olhada lá então, mas pode-se substituir o sour cream por iogurte, sim.

Anônimo disse...

Meninas, eu postei sobre o sour cream no Trembom, mas vou colocar aqui tb, tá?

Sour cream: Misture 1 colher de sopa de suco de limão em 250 ml de creme de leite integral numa tigela de vidro. Deixe a mistura descansar na temperatura ambiente por 10-30 minutos até engrossar. Cubra a tigela e deixe na geladeira até ficar pronto para ser usado.

Akemi disse...

Patricia, que legal! Não sabia deste processo! Obrigada pela dica!

Anônimo disse...

akemi, obrigada por responder a minha duvida e por acaso você tem alguma receita de panqueca americana???? obrigada

patricia, valeu pela dica!!!!

Akemi disse...

Márcia, eu tenho uma publicada aqui no blog que leva ricota (mas eu usei cottage cheese) que peguei no Trembom. É ótima pois fica bem fofinha! Mas a Patricia também postou uma receita no blog dela, o Technicolor Kitchen. Abaixo transcrevo a receita, mas dê uma visitada nestes blogs porque têm receitas bárbaras também!
Panquecas Americanas

1 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/4 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 gemas
2 claras em neve
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga, derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Junte as gemas, o leite, a manteiga e a baunilha em uma tigela pequena e despeje sobre os ingredientes secos.
Adicione as claras em neve delicadamente, mas certifique-se de que fiquem bem misturadas. Coloque colheradas da massa numa frigideira anti-aderente (em fogo baixo). A panqueca não deve ser muito fina, e sim "gordinha". Vire quando estiver dourada de um lado. Doure o outro lado também.
Sirva com manteiga, geléia, mel, etc.

Rend.: aprox. 8 panquecas médias

Anônimo disse...

akemi obrigada pela receita... vou tentar fazer... meu namorado morou nos Estados Unidos e ele adora as panquecas e os muffins... vou matar a saudade dele... *r valeu!!!!

Akemi disse...

Márcia, espero que faça sucesso com as panquecas e muffins, são realmente uma delícia! Bjos e ótimo fds!

Barbara disse...

Onde despejar a água? Nâo entendi se além do forno a massa precisa ficar em banho maria!! Obrigada!!! Estou louca para experimentar

Unknown disse...

Olá! você coloca apenas 4 colheres de amido mesmo? ou vai farinha de trigo, eu li uma receita que era a cada 60 gramas de farinha colocava 20 gramas de amido

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails