domingo, fevereiro 25, 2007

Panquecas de fubá



Além dos muffins, tivemos estas panquequinhas no nosso café da manhã de domingo. A receita da Nigella é muito boa. A massa fica fofa e o saborosa por conta do fubá. Sirva com mel, maple syrup, manteiga com geléia...

Panquecas de fubá

* xícara usada foi de 240ml

1/2 xícara mais 2 colheres (sopa) de fubá
1/2 xícara de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
1 1/3 xícara de leite (usei apenas 1 xícara)
2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Peneire a farinha com o fubá e o fermento numa tigela grande. Junte o sal e o açúcar e misture bem. Numa outra tigela, coloque os ovos, o leite e a manteiga derretida. Bata bem com um fouet (batedor de claras) e despeje nos ingredientes secos. Misture bem até ficar uma massa lisa e líquida.
Aqueça uma frigideira ou panquequeira e despeje pequenas porções da massa. Usei uma colher medida de 15ml e deu cerca de 25 panquecas. Não é preciso untar a frigideira. Quando formar bolhas na superfície, vire a massa com cuidado e deixe dourar do outro lado. Sirva quentinho.


15 comentários:

Lua Limaverde disse...

Nunca tinha visto panqueca com fubá, deve ficar ótimo! E aqui nem tomei café ainda, que inveja... :)

Karen disse...

Panqueca com fubá também é novidade para mim! Que gostoso! (É impressão minha ou você gosta de bolos e similares feitos com fubá?) rs

Valentina disse...

Ai que delícia Clarice!! voce me aticou. E voce fez no tamanho da scottish pancake.que linda!!!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, sou uma fan de coisinhas diferentes e fuba na panqueca eh uma delas. bem interessante! gostei! :-)

ontem fui a chinatown da minha cidade, que consiste em UMA LOJA que vende de tudo - china, coreia, vietna, japao. comprei um monte de snacks japoneses [yummy!] e lembrei de voce, fiquei pensando - sera que a Akemi ja comeu isso, gosta, etc? :-))

beijao,

Eli disse...

Clarice eu não conhecia panquecas com fubá, adorei! Estão lindas!

Ana disse...

Que legal Clarice, gostei dessa receita!
Adoro polenta e amei a massa de torta feita com fuba q postei la no meu blog, vou fazer essas panquecas qualquer dia, ainda mais q Matheus adooora panquecas p/ o cafe da manha!
Beijos!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Amiga, ficaram muito fofas as panquequinhas, super "tchucas"!

Tenho esse livro mas não me lembro de ter visto esta receita, obrigada por refrescar a minha meemória de um jeito tão gostoso!

Cinara disse...

Café da manhã reforçado, hein, amiga? Que delícia estes muffins de blueberry, eu a-d-o-r-o! Eu não sou muito fã de fubá, mas estou doidinha para fazer aquele seu bolo de fubá cozido recheado com goiabada... Nhami! ;o) Beijinhos!

brisa disse...

Akemi, que delicia!! Fikei pensando, ficam com um gostinho de broa ou bolo de fuba?? Ahhh! tao bom!!

Vou confessar, ainda nao arrisquei fazer nada com farinha de milho, fuba etc..embora saiba o nome de cada um, fico no stress de usar o errado..Nao fiz polenta (compro pronta, e nem eh tao gostosa..), cuscuz, broa ou bolo de fuba..que vontade..

Mais uma pra por uma tag..aiai:))

Bjs e obrigada:))

Bri

Akemi disse...

Meninas, as panquequinhas ficam com um gostinho de broinha. Para quem gosta, é um prato cheio! Se tivesse uma geléia de goiaba ou goiabada em pasta ficaria melhor ainda!

Elvira disse...

Devem ter ficado bastante leves... Parecem muito boas. :-)

Cris disse...

Ficaram lindas! Nunca comi panqueca de fubá... vai para a lista. Bjs!

makai no kaio warler daruk disse...

Otimo mesmo senhorita Akemi, agradeço a receita. Com só uma chicara ao invéz de uma e um terço, canela deixa a massa mais gostosa e no fogo baixo ficou melhor, mas isso é só o que rolou comigo né? Afinal só fiz isso duas vezes (no mesmo dia, acabou rápido a primeira que fiz a risca, a segunda dei uma trabalhada na receita). E só pra fechar meu comentario aki, a Nigella é otima. ^=^

[Hugo Pascoal] disse...

me lembrei da minha infancia agora nossa --'

Unknown disse...

oiii são 4 colheres de chá de fermento mesmo? fiquei na duvida =D

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails