terça-feira, abril 15, 2008

Esfiha aberta


Lá estava eu novamente com minhas vontades e desejos de comer coisas que não dá para se pedir pelo delivery nem ir no boteco (ops, loja de conveniência) da esquina. Desta vez foram esfihas abertas e logo me veio a imagem das esfihas do Habibs, deliciosas e super baratinhas! Hummm!:-)

Até que encontramos um lugar aqui na região que preparava esfihas bem parecidas com a da rede. Segundo o dono, ele até voltou ao Brasil para aprender a técnica. A única coisa que ele deixou vazar foi que o segredo está mesmo no tempero da carne que é o que a deixa vermelha e com aquele sabor todo especial e único.

Bem, como se diz, quem não tem cão, caça com gato e fui para cozinha decidida a assar algumas aqui.

Pesquisei aqui e ali na net e encontrei receitas que levavam hortelã, pimenta síria, coalhada, tahine, zátar...só pelo nome de alguns já fico imaginando mesmo que devam dar um toque diferente e exótico no sabor da carne. Não tenho nenhum dos ingredientes e fui com a dupla sal & pimenta do reino apenas.

Ao procurar uma massa, tive a grata surpresa de encontrar uma do Clemente Garcia. Ele também era uma das figurinhas que estavam sempre presentes no fórum do Cybercook (só para relembrar foi lá que conheci a Valentina, a Ana Paula, a Iliane, entre outras pessoas super bacanas e prestativas). O Clemente estava sempre esclarecendo dúvidas, passando receitas, dicas e segredinhos de vários pratos.

Resultado: a massa é muito boa para se trabalhar e, assada, fica macia por dentro e sequinha por fora, já a carne.... xiiiiii!!! Mais parecia uma almôndega amassada! rsss Queria que ficasse soltinha mas para primeira vez até que deu para enganar! ;-)

Abaixo a receita como fiz em casa:

Esfiha aberta de carne

Massa:

6g de fermento seco para pão
300g de farinha de trigo para pão
200ml de água morna
75ml de óleo
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) rasa de sal


Recheio de carne:

400 a 500g de carne moída de primeira
1 cebola média picada
1 tomate grande sem sementes picado
suco de meio limão
sal e pimenta do reino a gosto

Coloque numa vasilha metade da farinha, o fermento e o açúcar. Despeje a água morna e misture até que fique uma massa elástica e borbulhante. Despeje o restante da farinha, o sal e o óleo. Mexa delicadamente até que a farinha seja incorporada. Despeje na mesa e sove até que fique lisa e macia. Ela ainda vai grudar um pouco nas mãos. Faça bolinhas (consegui 18 de 30g cada uma) e deixe descansando até que dobrem de volume.

Enquanto isso, prepare o recheio. Misture a carne com os demais ingredientes e reserve.

Pré-aqueça o forno a 250oC. Eu já deixei a assadeira dentro para aquecer também.
Polvilhe a mesa com fubá e abra as bolinhas em pequenos discos, deixando as bordas mais grossas. Coloque uma colher de sopa de recheio no centro e vá amassando e espalhando sobre o disco.

Tire a assadeira do forno e forre com papel manteiga. Coloque as esfihas e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos ou até que as bordas fiquem coradas. Não asse demais pois a carne ficará ressecada (experiência própria).

Sirva regado com muito suco de limão!

48 comentários:

Axly disse...

Que delícia hein!!! Também adoro esfihas, mas por aqui acostumamos a comer as fechadas, outra especialidade de mamãe^^
As abertas são muito boas também, como por aqui não tem Habib's, vamos de Mamur's mesmo, hahahaha... uma rede local que serve todo tipo de esfiha, das de carne até as de chocolate, que eu adoro!!!
Agora, pra carne ficar soltinha não tenho certeza de se como faz, talvez se ela fosse cozida antes de ir pra massa, mas ai também descaracteriza a esfiha.
E eu adoro a "almondêga" que ela vira^^
Kisss pra ti...

Ana Prazeres disse...

Adorei esta esfhia aberta!
Ficou com uma cara óptima, já está adicionadissima nas a fazer!
Beijinhos

Elvira disse...

Não conhecia esse tipo de esfiha, mas até fiquei de boca aberta a olhar para a fóto de tão boa que parece!

Adorei, Clarice! :-)

Beijos.

Sakura disse...

Adorei seu blog!!!
roubei a receita dos cookies! Faz anos que procuro receita de cookies crocantes! rsrsrs
Prazer! até a próxima!

Ana disse...

Ahh pronto! agora voce aticou minha lombrigona akemi!!
Eu tbem adoro as esfihas abertas do habbib's!
Sabe q ha um mes atras eu imprimi a receita q achei no site receitasdelicias e esta na minha pilha p/ fazer?!
Ai, agora vou ter q fazer ne?! vendo as suas ai me deu uma vontadezona, e vou tentar tbem as de queijo, q sao minhas preferidas!!
(depois te conto e mando fotos! hehe!)
Beijao!
Ana

Ps: eu sempre visito o forum do cybercook, vc tbem?! O Clemente esta sempre por la! hehe!

Ana disse...

To falando q ce me deixou com lombriga amiga!
Voltei p/ perguntar, quantas esfihas renderam?? Vou fazer hoje a tarde!
Beijos!
Ana

laila radice disse...

humm fiquei empolgada!!! eu quero!!! acho q a Silvia do doce casinha tem uma receita de esfiha de acrne...talvez o reheio seja mais bacana...bjs

risonha disse...

nunca tinha ouvido falar de esfilha, mas o aspecto é bom demais

Nereime disse...

Hum...isso é muito bom...posso ficar com duas????
bjs

Lua Limaverde disse...

Akemi, como tenho um habib's perto de casa (aliás aqui em Fortaleza tem um em cada esquina, rs) nunca fiz esfiha, mas adoro a de carne, é a que mais gosto! Pela foto dá pra ver que as suas ficaram iguaizinhas! :) Bj!

Luciana Macêdo disse...

Gostei da receita da massa, para mim é a maior dificuladade, pois as receitas que fiz de esfihas a massa não me agradou. Já copiei.
Bjs!

Nysa disse...

nao conhecia, mas gosto de todos os ingredientes e adorei o resultado, por isso anotei a receita! beijocas

Iliane disse...

hummmm..esfiha é tudo de bom..ficaram lindas as suas abertas!!!beijokas...

Anônimo disse...

Clarice, visito seu blog sempre e adoro! O recheio está certo, mas você tem que deixá-lo escorrendo em
uma peneira por algum tempo (+ ou -
1 hora e ainda apertar para sair todo o líquido.. Vá em frente! Glaucia - Rio - RJ

Eli disse...

Akemi pelas fotos elas estão perfeitas! Agora vou te dar a dica para a carne ficar soltinha, você deve temperar com sal e tals e o suco de limão e deixe a carne numa peneira escorrendo, e antes de usar aperte bem para retirar todo liquido aí ela vai ficar soltinha, pode apostar amiga! risos

Lulu disse...

Ai que delicia!!!Até parece que você lê pensamentos amiga rs.
Primeiro foi a paella e agora esfiha aberta...hummmm,vou fazer hoje mesmo ^__^
O legal é que podemos fazer de olhos fechados já que você combina a receita com os ingredientes que temos aqui à mão.
Bjos e uma semana iluminada!

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!!
No domingo eu tbem fiz esfihas abertas e fechadas com essa mesma receita sua,pois procurei em seu blog e como nao encontrei fui procurar na net.Comi tanto,mas tanto que depois fiquei kimochi warui he he he...
Beijos Mitie de Gunma

Laurinha disse...

Adoro esfiha!!! E há quanto tempo não faço... também quero!
E já ia dar a dica da carne, que aprendi com o o A.Rodrigues, mas já via que a Lica (é lógico que ela sabe!!!) já te disse! O limão acaba por 'cozinhar' a carne e ela fica mesmo com aquele aspecto rosadinho!
Agora, vamocombiná que a sua ficou linda, né não!

Delícia!

Beijinhos,

Patricia Scarpin disse...

Ficaram maravilhosas, amiga! Lindas, mesmo!
E olha a coincidência: fiz esfihas fechadas pro aniversário dos meus irmãos, mas não deu tempo de tirar foto. Daí no final de semana passado fiz de novo e fotografei. No final da semana vou postar!

Cris disse...

Que pecado!!! Ficaram lindas! Aqui na esquina tem um habibs, de vez em quando compramos lá, as crianças adoram, mas vou confessar que nunca fiz as abertas... ah que vontade que deu agora Akemi, taí uma coisa que você deve sentir falta daqui, lá em SP tem tantas lojas de esfihas famosas né. Bjs!

Mirian disse...

Oi Akemi!Pecado...ne?Eu adoro massas...rsrsrsrs
Bjos!

Luciano Lunkes disse...

Oi Akemi...legal o teu blog. Sou doid'ao por esfihas. Vou tentar a sua receita. abra;o
luciano
www.concha-de-retalhos.blogspot.com

Edy Japan disse...

oi Akemi é a Edy td bem?Voltei depois de um tempo,rsss
então do fermento japones qto/como se usa?

Edy Japan disse...

Akemi,arigato,fiquei feliz com sua prontidão em me responder!Então eu fiquei pensando como medir 6 gramas,derrrrr,rssss.ai me lembrei q comprei uma balança e como não usei ainda até tava esquecida no armário,obrigada vou ver se faço,beijos!Ai to louca pra comer o bolo de pão de queijo,vou ver se compro o polvilho!

Edy Japan disse...

Oi Akemi eu de novo,fiz a receita do bolo pão de queijo,usei queijo ralado parmesão brasileiro,achei q ficou muito forte é assim mesmo?Ou vc usou aquele japones?beijos bom findis!

Goreti disse...

Vamos fazer um festival ...visitei o blog da Patricia = esfiha, em seguida Akemi = esfiha, por mim ótimo.
Opa, pera lá, acabei de lembrar pedimos esfihas a meia hora, já deve estar chegando, iupi, dess vez não fiquei na vontade...

É muita coincidência!!!

Beijos!!!

Ah, tbm uso a técnica que a Lica falou, é perfeita..tbm aprendi com o Álvaro.

Akemi disse...

Axly, fiquei morrendo de vontade de experimentar essa esfiha de chocolate, deve ser uma delícia!

Elvira, é uma delícia, amiga! Experimente!

Sakura, esteja à vontade para "roubar" as receitas daqui!

Ana, espero que tenha conseguido fazer as esfihas, amiga!

Laila, vou lá dar uma olhada! Obrigada!

Risonha, é mais uma iguaria que os brasileiros adotaram e adoram!

Nereime, até mais, amiga!

Luna, quem me dera ter um habibs na porta, amiga!

Luciana, receita dada pelo Clemente é sucesso garantido!

Nysa, espero que goste!

Iliane, obrigada!

Gláucia, muito obrigada por vir me visitar sempre! E outro obrigada pela dica da carne! Vou tentar da próxima vez!

Eliana, obrigada pela dica, amiga!

Lu, querida, saudades! Será que matou sua vontade de comer esfihas e paella? Depois me conte!

Mitie, olha que coincidência! Não pude deixar de rir com seu comentário! Sei muito bem quando a gente come até se fartar! rss

Laurinha, agora com esta dica de ouro não tem como errar no recheio, amiga! Obrigadão!

Patricia, querida, já fui lá babar nas suas esfihas fechadas! Agora não sei se faço fechada ou aberta! Acho que vou ter que fazer das duas para matar a vontade! rss

Cris, nem me lembre, amiga! Sinto mesmo muita falta de tantas comidinhas daí!

Mirian, somos duas, amiga!

Luciano, que luxo seu cantinho! Obrigada pela visita!

Edy, só uso o queijo japonês ralado, que tem sabor bem mais suave, para não dizer que quase não tem gosto! rss
Acho que nosso paladar já se acostumou a sabores mais fracos e estranha quando usa ingredientes mais fortes como o queijo brasileiro. Tente usar do japonês da próxima vez ou meio a meio! Bjs

Axly disse...

Oie Akemi, as efihas de chocolate são super simples... coloca-se um fundinho de queijo (acho que eles usam mussarela mesmo) e um pedacinho de chocolate em barra, ao leite ou meio amargo, e assa-se a esfiha. Fica bom demais!!!

Valentina disse...

Ah, o clemente. Uma das pessoas mais queridas daqueles tempos. Ficaram lindas as tuas receitas Clarice. Realmente apetitosíssimas.Adoro esfihas.Só as fiz uma vez aqui. E usei uma otima receita que a Debora publicou, lá do Beltrano. Ela tinha uma apostila com um passo a passo.Só que eram as fechadas.Tá na hora de fazer as abertas pelo visto.risos.

Anônimo disse...

Oi Akemi, eu tambem estou no japao e sinto mta falta das comidinhas do Brasil. Pesquisando na internet descobri seu blog e adorei, mas tambem tenho varias duvidas em relacao a alguns ingredientes: o fermento para pao...nao sei qual eu uso, no brasileiro eu nao acho e o do japones eu nao sei como usar...por favor..me ajude! bjoss

Akemi disse...

Oi Aline! O fermento para pão aqui é do tipo seco, granulado e se chama dry yeast ou dorai isto na pronúncia deles. Fica nas prateleiras perto das farinhas e o modo de usar é só misturar à farinha de trigo e juntas os outros ingredientes. Depois é só sovar. Tem uma foto da embalagem que costumo usar aqui:

http://nacozinhadadekassegui.blogspot.com/2007/05/fermento-seco-para-po.html

Neste outro blog vc vai encontrar outros produtos japoneses que espero que te ajudem de alguma forma! Boa sorte!

Anderson Gonçalves disse...

He he! Ontem mesmo eu fui no habibis e na semana retrasada também, só por causa das tão deliciosas esfihas de carne. Ontem eu comi oito esfihas de carne. Da outra ves comi só duas, mas em compensação comi quatro pedaços de pizza de calabresa e dois de queijo. Hunm, que delícia! Não sei porque, mas lá é tudo diferente. A esfiha deles não é como a das outras esfiharias, e nem a pizza, como das outras pizzarias. Gosto tanto da esfiha de carne que amanhã vou fazer, e quem sabe poderá ficar até mais ou menos parecida como a do habibis. Igual, claro que é impossível, mas não custa tentar, né.

Ps: a sua esfiha de carna ficou com uma cara engraçada. Rsrsrs. Desculpe a brincadeira!

Forte abraço!

Erick disse...

Excelente receita. Ficaram uma delícia além de muito bonitas.
Fotinho: http://www.facebook.com/photo.php?pid=2767044&l=39261fd2a4&id=739926872

Carolnk disse...

Oiee Dona do Blog, ja vi que seu nome é Akemi ne...rsss
Parabénss, tbem moro no Japão e sentia muita saudades do habib's
, fiz a receita e a massa ficou otima, nota 10 msm.
Arigatoooo ne

Guga disse...

Akemi
Eu segui o conselho da Glaucia e escorri o recheio. Nao saiu quase nenhum liquido, entao eu apertei em papel toalha cada porção de 1 colher (sopa) da carne ate nao humedecer mais o papel, dai esfarelei na hora de colocar na esfiha. Ficou perfeito!
AMEEEI sua massa!! As receitas que eu tinha feito anteriormente ficaram crocantes, nao é a mesma coisa...
Thanks!!

Anônimo disse...

vc ja tentou misturar carne de porco? alem de ter mais gordura deixa com a cor mais rosada, eu uso pra fazer a fechada...

Akemi disse...

Anónimo, obrigada pela dica da carne de porco, deve ficar bem saborosa, pelo menos eu gosto do nikuman e gyoza, espécie de bolinhos chineses, que são recheados apenas com carne de porco. Da próxima vez vou experimentar. Abcs

Cáh Bachiega disse...

Nossa eu fiz a receita ficou ótimo!!!!!!!! Não deixei assar mto, pq de outras vezes q eu fiz a massa ficou mto dura e a carne seca ;) ótima receita vale a pena!

Angelica disse...

Adorei essas receitas elas são rapidas e economicas.Um abraço a todos.

Anônimo disse...

querida colega, faço assim:mando moer 1 k de lagarto duas vezes por vota do horario do almoço começo a temperar, coloco tomate sem semente bem picadinho cebola bem picadinha salsa, suco de 5 limoes se voce tiver o cravo melhor pois o gosto penetra na carne, sal pimenta síriae deixo esta carne escorrer da hora do almoço ate a hora que vou fazer á noite, escorrer em peneira ou escorredor de arroz,ela chega ate ficr meia branca, compro colhada seca e acrecento 2 colhere de sopa e misturo muito bem monto as esfirras na propria forma abra ela com uma bolinha de carne depois levo ao forno eletrico no ultimo grau nao descuide 1 minuto pois assa super rápido voce nunca mais vai esquecer essa deleicia.

Akemi disse...

Anônimo, muitíssimo obrigada por ensinar o jeito de temperar a carne! Só uma dúvida, vc deixa a carne na geladeira desde o almoço até a noite? Vou experimentar o mais breve possível! Novamente obrigada! Abraços!

Anônimo disse...

Oi Akemi,

Amei a receita!!!!
Moro na California desde 1999 e depois de 8 anos sem ir ao BR fui em 2007 e a primeira coisa q comi qdo voltei foi a esfira aberta, amooooo!!!! E vc acredita q meu marido americano tbm ficou apaixonado pela 'bicha' rs !!! Da ultima vez q fomos ao BR aprendi uma massa da fechada e faco sempre, mas ele sempre me cobrando a aberta... enfim procurando na net achei o seu blog e tbm essa receita 'fácil e maravilhosa' !!! Fiz agora a tarde, e ate mandei uma foto pra minha irma em SP q sempre nos passa vontade no Skipe... Agora dia de esfira de sexta Eh aqui nos USA !!! Hummmmmm obrigada,
Dani Brennan

Akemi disse...

Oi, Dani! Que bom que deu para matar a saudade das esfihas com essa receita! Quando estamos longe da terrinha parece que a vontade de comer estas coisas aumenta incrivelmente, ne? Obrigada por comentar! Bjss e bom final de semana!

Anônimo disse...

estamos tentando faze-las agora, vamos ver como vai ficar depois te digo beijao....

Anônimo disse...

quanto de fermento? nao é 60 grama!

Akemi disse...

Anônimo, a quantidade de fermento está escrita direitinho na receita. Volte e leia. Com certeza não é 60 gramas! rss

Anônimo disse...

Ficou uma delicia, essa massa é ótima, mas meu recheio de carne ficou como um hamburger, tenho que melhorar...
Mas fiz de queijo, que ficou igual do habibis...

um pouquinho de ricota amassada com garfo,
salsinha picada,
bem pouquinho queijo parmesão ralado,
creme de leite para deixar mais úmido.
Mistura tudo amassando com arfo num potinho, e coloca na massa como o recheio de carne, ficou uma delicia...

Valeu pela receita, simples e deliciosa...

Akemi disse...

Anônimo, obrigada por retornar e contar o resultado das suas esfihas! A de queijo parece bem apetitosa mesmo! Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails