sábado, abril 19, 2008

Penne a Rabiatta com beringelas


Sábado de preguiça, vontade de comer mas sem querer perder muito tempo ou trabalho com as panelas. Fuço o armário e encontro um pacote de penne, espio a gaveta da geladeira e tem beringelas, aspargos e um restinho de ervilhas. A luz no fim do túnel: pasta! Amo macarrão pela sua praticidade e variação de molhos e ingredientes que é infinita!

Recentemente tivemos um aumento de preços de vários ítens no setor alimentício. Do leite à farinha e, em consequência todos seus derivados, molhos de tomates, ovos... e não foi coisa pouca, não. Alguns com mais de 30% de aumento! Sem falar no aumento da eletricidade (será que aguento ficar me controlando para não usar muito o forno???). Talvez seja uma coisa corriqueira no Brasil, mas aqui onde a inflação é (era) zero, este aumento de preços está causando muita aflição aos japoneses e, por tabela, nós estrangeiros que moramos aqui. Sempre fui fiel a algumas marcas de melhor qualidade mas estou tendo que rever minhas preferências e optando por outras mais baratas. É a solução já que o salário também sofreu um bombardeio de impostos.

As confeitarias e restaurantes continuam praticando os mesmos preços mas tenho constatado que a porção de alguns pratos diminuiu e os bolos, antes carregados de recheio e frutas, agora estão mais magros e com frutas cortadas pela metade ou pedaços... é, os japoneses estão tendo que se adaptar aos novos tempos para não perder a freguesia.

Mas, apesar dos pesares e dos aumentos, deixar de comer macarrão, jamais!!! Existem várias receitas do molho Rabiatta, com um ou outro ingrediente a mais por conta do toque pessoal de cada cozinheiro mas o que não pode faltar é a pimenta vermelha. Eis a receita que veio na embalagem do macarrão:

Penne a Rabiatta com beringelas e outras cositas más

200g de macarrão tipo penne
sal e água para cozimento

2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
1 pimenta vermelha seca sem sementes e cortada em rodelinhas
1/4 de cebola picadinha
1 lata de tomates pelados (400g)
sal e pimenta do reino a gosto
3 beringelas
3 aspargos
8 ervilhas frescas

Corte as beringelas em rodelas ou palitos e frite em um pouco de azeite. Escorra em papel absorvente e reserve.
Corte os aspargos e as ervilhas em diagonal e reserve.
Frite o alho no azeite em fogo baixo até que dourar levemente. Junte a pimenta e a cebola e deixe refogando até murchar e ficar transparente. Junte a lata de tomates e deixe apurando por uns 10 ou 15 minutos depois que ferver. Mexa de vez enquando e no final, tempere com sal e pimenta.
Leve o macarrão para cozinhar.
Coloque uma colherinha de manteiga numa frigideira e sapeque os aspargos e as ervilhas. JUnte o molho e as beringelas e aqueça tudo muito bem. Escorra o macarrão e despeje sobre o molho. Misture bem e sirva polvilhado com queijo ralado a gosto.

8 comentários:

Anônimo disse...

Que cara boa tem este prato. Parece ser delicioso. Vou me arriscar!

linda disse...

Oi Akemi, sou a amiga virtual da Bia, li que vc tem vontade de conhecer o pequi, entao me mande seu endereço que vou mandar um pra vc, pois vou mandar outro pra Bia, ja que o que mandei quebrou.Meu email é lindalacava@hotmail.com. Adoro seu blog, visito sempre.bjs

Axly disse...

Oie Akemi^^
Ai, ai, ai!!! Achei que éramos só nós que estávamos sofrendo com essa alta de preços!
Menina, a coisa tá feia!!!
Você fica indignado com umas coisas, pobre não pode mais comer nem arroz e feijão mais nessa vida.
Onde já se viu? R$7,00 o quilo do feijão? R$4,50 em 900ml de óleo de soja, isso por que moro no estado que é o maior produtor de soja do mundo! Fora as outras coisas como ovos, leite, farinha, legumes, frutas e carne... é de cair o queixo!
Só espero que um dia isso melhore e logo!!!
Mas tua receita ficou divina... adoro beringelas e com todos esses ingredientes deve ficar uma mistura maravilhosa^^
Kisss pra ti, ótimo domingo!

Nereime disse...

Sabe que este mês também tivemos um aumento de preços nos farináceos em geral aqui no Brasil, principalmente macarrão.
bjs

Valentina disse...

Amiga,não me diga! 30% é um super aumento.Realmente pede uma reavaliação das coisas. Agora, este teu prato só tem coisas que gosto: pasta, molho apimentado e berinjela. Pena que não dá para prová-lo.

Laurinha disse...

Menina!!! que aumento... é sazonal e 'pra ficar'? isso dói...

Uma massa sempre conforta bolso e barriguinha, né não! E ficou ótima!

Beijinhos,

Akemi disse...

Tetri, obrigada!

Linda, nossa, que gentileza! Muito obrigada, logo estarei mandando um mail para vc!

Axly, é um absurdo mesmo, amiga! Adoro arroz com feijão! Imagino como deve estar doendo no bolso de todos aí!

Nereime, acho que é uma tendência mundial, amiga, infelizmente.

Valentina, nem fale, amiga! Dói demais no bolso!

Laurinha, para nossa tristeza é um aumento que veio para ficar, sim. Sniff...

laila radice disse...

é o mundo td sofrou com o aumento dos farinaceos...Australia e Argentina são os gdes exportadores e reduziram a exportação...da-lhe aumento..mas é absurdo 30%!

mas esse macarrao esta divino, ate nos faz esquecer esses incomodos!bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails