sábado, julho 05, 2008

O ministério da saúde adverte


Atenção: se você está de dieta ou com intenção de emagrecer, NÃO VÁ para este blog! As receitas da querida Simone são de arrasar qualquer regime, pois é difícil sair de lá sem vontade de preparar algumas (todas na verdade!) das delícias que ela nos apresenta. Este salame é o ÓÓÓÓÓÓÓ, pessoal!!! Ele já me conquistou de cara pelos ingredientes e pela hilária estória do freguês que confundiu o nome do docinho! rss
Já tinha feito palha italiana antes mas esta versão upgradded é muuuuuito melhor sem dúvida! As passas bebinhas fazem toda a diferença no doce! Levei para algumas colegas de trabalho experimentarem e uma delas que vive apenas como o filho já disse que vai fazer dois "salames" e cada um vai comer um inteirão, sem fatiar! Só de imaginar a cena já caí na gargalhada, mas bem que dá mesmo de se esconder e se atracar neste salame para comer inteirinho! É uma delícia!
Fiz meia receita e da maneira convencional, na panela, porque não tenho nenhum refratário fundo. A receita original você encontra aqui, abaixo passo a maneira como fiz aqui em casa.
Simone, muito obrigada por mais esta receita campeã! ;-)


Salame de chocolate

* xícara de 200ml

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) rasa de manteiga sem sal
1/2 xícara de achocolatado
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente
1/4 xícara de passas
2 colheres (sopa) de rum
200g de bolachas Maria (usei uma caixa inteira desta aqui)

Coloque as passas numa vasilha e despeje o rum. Cubra com filme plástico e deixe elas se embebedarem por uma ou duas noites.
Numa panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o achocolatado. Leve ao fogo e deixe apurando até ficar em ponto de brigadeiro mole. Tire do fogo, junte as nozes, as passas e o rum que não tiver sido absorvido e as bolachas picadas grosseiramente. Misture tudo e deixe amornar um pouco para que fique mais encorpado e possa ser moldelado. Abra um filme plástico (eu fiz dois salames de 20cm cada um) e despeje o doce no centro. Embrulhe no filme e molde no formato desejado. Dê um nó nas pontas. Como eu queria que ficasse em formato de salame mesmo, deixei pendurado no varal até que esfriasse. Leve ao congelador e deixe os salames de pé por algumas horas até endurecer. Depois é só desembrulhar com carinho porque fica bem grudado mesmo e cortar em fatias. Em temperatura ambiente, ele começa a melecar então, é melhor cortar só o que você vai consumir e guardar o resto (se sobrar, é claro) no congelador.

15 comentários:

Axly disse...

Yoooo Sensei!
Ai, sempre namoro esses salames da perdição.
Adorei essa receita, bem mais simples do que as que eu já vi.
E com certeza, não há dieta que resista.
Quando eu voltar do mato, dou um jeito de fazer.
Ja ne, kisss^^

Anônimo disse...

Clarice só estou aqui imaginando o sabor dessa tentação, hum... e pensando bem, dieta pra que? rs
Beijos e boa semana,
Andréa!

Nereime disse...

Desse jeito eu desisto da dieta...
Que perdição!!!
bjs

Laurinha disse...

Adorei o texto, o título é ótimo!!!
As receitas da Simone são bárbaras, gosto demais dela!

E estes salaminhos, aiai, ainda estou conseguindo fugir deles... só não sei até quando! :DD
Ficaram lindos, dá até vontade de tirar uma rodinha pela tela!!!

Beijinhos

ameixa seca disse...

O salame ficou pendurado no varal? eh eh... se vinha um pássaro guloso, lá se ia o salame :)
Adorei a receita e o papel lindo que embrulha o salame :)

Anônimo disse...

Olá Akemi!
Sou super fã do seu blog!! Me foi apresentado por uma amiga lá do Brasil e fiquei encantada! Nem preciso dizer das receitas, das fotos lindíssimas, do carinho que prepara tudo! Mas tb que está sendo um grande "benkyou" pq como vc tb mora no Japão utiliza ingredientes daqui! Era disso que estava precisando! rs
Acompanho aqui já faz tempo, mas só agora resolvi aparecer publicamente! hehe
Yoroshiku onegai shimasu!!!
Já testei várias receitinhas daqui e da lista de blogs do lado, mas ainda não tenho a coragem de fazer um blog culinário... Enquanto isso, vou ensaiando um blog relatando alguns passeios q faço por aqui.

O salame de chocolate parece maravilhoso!!! Vou testar... Quem sabe não faço em alguma aulinha de culinária brasileira q faço por aqui com a japonesada!

Beijos!
Chris.

winnie disse...

UAU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Eu amo esse doce, eu comeria os dois sozinhas e escondida no banheiro hahahahahaha
bjss

GreyScale disse...

Este salame......No Comments!!! Delicia..

Anônimo disse...

terezinha disse: Olá Akemi... Conheço o doce Palha Italiana de muitos e muitos anos .Fiz muito para as minhas crianças quando eram pequenas a receita que tenho é da Nestlé . Mas sua versão com passas embebidas no rum também deverá ficar especial.Eu costumo colocar em um refratário baixo e retangular e corto em quadradinhos . Para você uma boa semana.abraço

Filipa disse...

Salame é uma das minhas perdições e este com as passas e as nozes está absolutamente tentador... E que lindo o papel que o está a embrulhar.

beijinhos

Akemi disse...

Axly, essa receita é tão ótima quanto o brigadeiro de colher, amiga!

Andréa, não fique imaginando, não, amiga! Vai já preparar!!! rss

Nereime, deixe a dieta para a próxima segunda-feira, amiga! ;-)

Laurinha, bem que gostaria de conseguir fugir dessas tentações, mas fico parecendo a Magali pensando em comida, comida, comida!!! rss Aí, o remédio é fazer, que tristeza!!! rss

Ameixa, não dei essa moleza para os passarinhos, amiga! Deixei pendurado dentro de casa! ;-)

Chris, obrigada por sair das sombras e vir para as luzes dos refletores, querida! Sempre fico feliz quando vejo comentários de outras dekasseguis! Seja bem vinda e agradeço todas as palavras gentis! Achei ótimo esse negócio de dar aulas de comidas brasileiras para as japonesas! Sugoi!!! Espero que continue me visitando sempre! Bjs


Winnie, ;-)

Nana, já gargalhei aqui! rss Que egoista, amiga!!! rss

Claudia, obrigada!

Terezinha, palha italiana também é muito gostosa, fazia muito quando era mais jovem! Se bobeasse, comia uma receita inteira sozinha, tão bom ne???

Filipa, é realmente uma delícia!!! Obrigada pelas lindas palavras! Bjs

Simone Izumi disse...

Dear Akemi: O seu salame ficou linnnnnndooooo de morrerrrr! Mil vezes melhor que a versão original! Amei a idéia de pendurar no varal!hahhahah...ficou igualzinho o salame!!!!!
Parabéns pela inovação da linguicinha, digo salaminho!
Ahn, adorei a sua amiga tosca que irá devorar o salaminho inteiro , sem fatiá-lo...não sei por quê, mas me identifiquei com ela!rs.....
Uma bitoca
si

Patricia Scarpin disse...

É melhor eu nem olhar pra isso aqui... Vou querer fazer!
Que coisa maravilhosa, amiga!

Dani Bros disse...

Ohhh isso é tentador demais!!!
Realmente Simone acaba com minha saliva.
Bjks

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails