quarta-feira, maio 13, 2009

Bolinhos de tofu com legumes


Estes bolinhos foram uma grata surpresa. Ficaram deliciosos e mesmo quem nao gosta de tofu nao vai resistir porque ele eh bem temperadinho e enriquecido com outros ingredientes!
Estava com um pe atras nesta receita, achando que iria ficar aguado, estourar durante a fritura mas nada disso aconteceu. Fiz meia receita e me arrependi, desapareceram feito magica! rss

500g de tofu tipo momen (de textura mais firme)
200g de carne moida
1 cebola pequena picada
1/2 cenoura pequena picada
2 fatias de queijo (pode ser prato ou mussarela)
2 colheres (sopa) de katakuriko ou fecula de batata
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha picada a gosto

Tire a agua do tofu. Pode-se colocar sobre um escorredor de macarrao ou peneira grande, cubra o tofu com um prato e sobre este um peso. Deixe chorando durante a noite com uma vasilha grande aparando embaixo. Outro metodo eh envolver o tofu com algumas folhas de papel toalha, colocar num prato e levar ao micro-ondas por 3 minutinhos.

Refogue a cebola na manteiga, junte a cenoura e a carne moida. Tempere com sal e pimenta. Deixe que cozinhe por alguns minutos em fogo medio. Tire do fogo e deixe esfriar.

Numa vasilha coloque o tofu amassado, a carne refogada, o queijo picado, o katakuriko e a salsinha. Amasse tudo muito bem e faca bolinhas. Passe na farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Frite em oleo quente e escorra em papel toalha.

20 comentários:

Mari disse...

Akemi querida, como é q eu pude dormir no ponto e não ver esses cookies de limão e a torta de maçã (MA-RA-VI-LHO-SOS) que vc postou esses dias? Ahhh, mas para o post desses bolinhos cheguei a tempo!!
Tudo tão lindo e caprichado, nem sei por onde começar a ler... só sei q já foi tudo correndinho para minha to do list... =D
Esses bolinhos de tofu parecem deliciosos... e como eu amoooo tofu, comeria uma baciada deles, e ainda pedira bis!!!!
Vou experimentar em casa, com toda certeza!!!
Bjo grande minha linda,

Mari

Pesos e medidas do Cucchiaio Pieno disse...

Adorei a receita, irei faze-la mas com textura de soja no lugar da carne porque nao a como. Ficou um aspecto otimo! Um abraço. Léia

Kiki Cortese disse...

Huuuuum! Parecem deliciosos!
Não gosto de tofu, acho tão sem gosto... Mas como você mesmo falou, nesse bolinho parece ficar bem temperadinho! Achei muito interessante mesmo, assim eu comeria! :) Ainda mais coloridinho assim, nham nham!
Receita anotada!!

ameixa seca disse...

Super coloridas, devem ser deliciosas :)

Anônimo disse...

Fritinho e temperadinho assim, deve ser uma DELÍCIA...

Ana disse...

Eeee, que legal q vc voltou Akemi!!!
Tenho q dizer q estou nuns dias de "bolinho"! Eu q nao sou uma pessoa q gosto de bolinhos nao sei o q deu e tenho feito bolinhos aqui em casa. Vai entender ne?!
So sei q adorei os seus, pois adoro tofu! Vou tentar fazer usando proteina de soja no lugar da carne, deve dar certo, ne?!
Eu gosto muito de tofu mas prefiro usa-lo em receitas q nao use carne junto, senao parece q eu perco o tofu, hehe!
Beijao e mande noticias amiga!
Ana

Anônimo disse...

Terezinha disse: Passei uns dias sem olhar seu blog.Querida que surpresa gostosa? Bom saber que está no Brasil e tambem poder acompanhar seu blog com as gostosuras postadas por voçê. Não precisa ter medo,vai dar tudo certo. Voçê é inteligente e saberá dar a volta por cima. Só não perca a fé. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Akemi
to tao feliz de te "ver" por aqui!
Marichan

Emília disse...

Oi Akemi!! Eu não sei se fico feliz ou triste por você não estar mais aqui no Japão...é muito complicado essa vida de dekassegui, eu também já tenho um pouco de medo de voltar...mas se piorar, não vai ter remédio, vamos ter que ir.
Se vocês estão rodeados de pessoas queridas com certeza vão se adaptar logo, e com calma pensar o que é melhor para vocês.
Akemi tudo de bom pra você nessa nova fase do "pecado"!!
Beijinhos

Akemi disse...

Mari, acho que vivo em extremos, 8 ou 80! rss Fico um tempao sem postar e qdo volto eh assim, uma atras da outra! Vai entender! rss

Leia, ja vi essa textura de soja nos mercados daqui e preciso experimentar qualquer hora!

Killvyane, eu tbm nao eh todo tofu que eu gosto, tem de algumas marcas que nao sao muito gostosas. Mas experimente esses bolinhos, quem sabe vc nao muda de ideia sobre o tofu???

Ameixa, eh verdade! Como dizem, primeiro comemos com os olhos!

The cookie shop, obrigada!

Ana, tbm sou de fases, infelizmente todas engordativas! rss Minha ultima mania no Japao foi donuts! :-p

Terezinha, muito obrigada pelas lindas palavras! Com fe e paciencia tudo se ajeitara, sim! Bjss

Mari-chan, pois eh, nao aguento ficar muito tempo longe de vcs! ;-)

Emilia, essa crise foi um divisor de aguas e o jp nao sera mais o mesmo, mas estou torcendo pelos que querem ficar ai! Sucesso e obrigada pela visita! Bjss

Katia Mine disse...

Akemi, o filho adora tofu. Tenho certeza que ele vai adorar tbém esses bolinhos.
bjs

Katia Mine disse...

Akemi, o filho adora tofu. Tenho certeza que ele vai adorar tbém esses bolinhos.
bjs

Dri Simizo disse...

Akemi!
Tb fiz uma receita parecida desse bolinho e publiquei no blog..no mesmo dia q vc! =D!!

http://kanten.com.br/blog/?p=536

A receita q segui (do livro da Mari Hirata) não levava queijo em carne moída. Deve ficar mto bom! Da próxima vez vou colocar!!

Bjs

Mirian disse...

Oi Akemi!
Que bom que voltou a postar!
Já estava ficando preocupada!!rsrsrs
Espero que esteja tudo bem ,logo vc se acostuma com o jeito brasileiro..rs
Bjos!

márcia disse...

ola!!! tudo bem??? nossa!!! qto tempo!!! fiquei um tempo sem te visitar e qual a minha surpresa te encontrar aqui no brasil!!! seja bem vinda!!!! boa sorte nessa nova caminhada... sei que nao é facil, mas com fe e coragem tudo se ajeita... um bj gde...

Akemi disse...

Katia, depois me conte o que achou!

Drim cou ja conferir seus bolinhos!

Mirian, eh verdade, tudo eh uma questao de tempo!

Marcia, pois eh, foi uma volta forcada mas se Deus quiser tudo vai se ajeitar!

Gina disse...

Fiquei sabendo pela Simone Izume que você tinha voltado a postar.
Agora já estou acompanhando novamente. Seja bem-vinda de volta à blogosfera.
Bjs.

Valentina disse...

Amiga, parece ter ficado realmente ótimo: crocante por fora e macio por dentro.yum!

Anônimo disse...

ai sou nova na cozinha e no japao!oq eh fecula de batata em nihongo?

Akemi disse...

Anonima, fecula de batata em japones se diz katakuriko. Abracos e boa sorte!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails