terça-feira, junho 08, 2010

Almôndegas finlandesas


Desde que encontrei a receita desta torta de maçã interessei-me por outras postadas pela internauta "Fincafe" neste site japonês que eu adoro. Ela é uma japonesa que mora na Finlândia e tem aprendido as receitas típicas com sua sogra. Uma delas é o "Lihapullat" (Karaimame, corrija-me se estiver falando besteiras, plis! ;-)), que é um bolinho de carne com molho cremoso.
Por lá é muito comum o uso do cardamono em pratos tanto salgados como doces. Já fiz mussaka que leva canela em pó mas cardamono foi novidade para mim. Confesso que fiquei meio receosa e fiz só metade dos bolinhos com a especiaria. Depois de prová-los com e sem, arrependi-me de não ter feito tudo COM o cardamono. Ficam deliciosos!!! O molhinho cremoso também é tudo de bom e acompanhado de um purêzinho de batatas caprichado e salada verde... hummm!!!
Já estou de olho em outras receitas postadas pela "Fincafe" e, pelas duas amostras que já fiz, acho que vou adorar! Aguardem!

* xícara medida de 240ml

Para as almôndegas:

500g de carne moída
1/4 xícara de farinha de rosca (eu usei as duas pontas ou orelhas do pão de forma)
cerca de 1/2 xícara de leite
1 ovo
1 cebola média picadinha
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 colher (chá) de cardamono em pó (opcional, mas faz TODA diferença no sabor)
uma pitada de Allspices (coloquei um pouquinho de canela em pó, gengibre e noz-moscada)

Hidrate a farinha de rosca ou fatias de pão no leite. Eu coloquei a olho até que ficassem bem embebidos. Deixe por alguns minutos enquanto refoga a cebola em um fio de óleo. Deixe até que fiquem quase douradas. Despeje num prato e deixe esfriar um pouco.
Numa vasilha grande coloque a carne moída, a cebola refogada, o pão espremido (desprezei o leite em excesso), o ovo e os temperos. Amasse tudo muito bem até dar liga. Faça pequenos bolinhos e depois frite-os em óleo quente até dourarem levemente. Escorra e reserve.

Para o molho:

1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) cheias de manteiga
400ml de caldo de carne (dissolvi 1/2 cubo de caldo de picanha em 500ml de água quente)
1/2 caixa de creme de leite UHT
sal e pimenta do reino a gosto

Numa panela, coloque somente a farinha de trigo e leve ao fogo médio/alto. Vá mexendo sempre até que a farinha comece a torrar e ficar alourada, cuidado para não queimar. Junte a manteiga e deixe derreter. Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Deixe ferver por alguns minutos até que o molho comece a encorpar. Junte o creme de leite, verifique se é necessário acertar o sal.
Coloque as almôndegas no molho, mexa bem e espere voltar a ferver.
Polvilhe um pouco de salsinha picada e sirva! É um ótimo prato para estes dias frios que tem feito por aqui! :-)

10 comentários:

Claudia Lima disse...

O Cardamono é um ingrediente muito especial.
Imagino que as almondegas tenham ficado deliciosas.
De vez em quando temos que ousar um pouco mesmo.
Bjs :)

Mariana Takagui disse...

Nossa parece que ficaram divinas essas almodegas! Esse site que vc pegou a receita tem tradução para inglês ou vc sabe nihongo??

karaimame disse...

Akemi querida!! Lihapullat! Quem diria heim =). Aqui, lihapulla é quase "comida nacional" hahaahahah, principalmente acompanhada de "ruskea kastike" (o molhinho marrom.. ), batatas cozidas e geléia de arando vermelho (lingonberry). Delícia!
A receitinha que eu sempre faço é um pouquinho diferente dessa que você postou, mas está bem parecido com o original!! E pode colocar um montao de pimenta da jamaica ;) também viu?

Ai, tô bem metida que você comentou meu nome ! Estou adorando seus posts "étnicos" ;). Vou ficar de olho na Fincafe tb!

Beijooo

Akemi disse...

Claudia, ingredientes novos causam um pouco de medo. A gente se lembra de todas as experiências ruins, pára, pensa... mas quando arriscamos e dá certo e agrada o paladar de todos, dá um sentimento muito bom de ter descoberto um novo sabor!

Mariana, o site é em japonês mas o pouco que sei dá para traduzir as receitas. As fotos passo a passo das internautas tbm ajudam bastante!

Karaimame, fiquei aqui imaginando estes bolinhos com o azedinho da geléia de lingonberries, devem ficar show de bola mesmo!
Fiz umas pequenas alterações na receita do site que
pede para fritar os bolinhos em manteiga e usa um creme chamado Smetana.
Se puder dividir a receita que vc costuma fazer, ficarei muito feliz!
Bjss

Emília disse...

Ainda não provei o cardamono, sempre dou uma olhadinha no mercado, mas nunca compro,rss.
Adorei a receita, me animou a provar o tempero!
Beijinhos

Fla disse...

Aqui na minha cidade é quase impossível encontrar cardamomo, uma pena, nem imagino que sabor ele tem. Mas a receita como um todo me chamou muita atenção, deve ser bem gostosa.
Bjs

♥ mesa para 4 disse...

Que aspecto maravilhoso, adoro :*

Mariana Takagui disse...

Na Finlândia usam bastante cardamomo? Nas 2 receitas que vc fez tirando do site usa-se... O passo a passo das internautas que vc disse vc encontrou no site mesmo? Nhaaa que bom q dá pra fazer as receitas com o que vc sabe ne! Ficaram lindas ambas e abriram meu apetite! ^^

Anônimo disse...

Eu moro na Finlândia e não conhecia nenhuma receita de lihapulla com cardamomo. Ontem botei as mãos na massa e o resultado foi muito bom (omiti o ovo), e meu marido finlandês não percebeu nehuma diferença. Mas eu sim, senti o cardamomo bastante sutil. Sou suspeita: adoro o danado e o coloco no café, no leite, no bolo, no mingau de aveia etc. Pena que no Brasil seja tão difícil encontrá-lo :(
Abs
Joyce

Cristina Heino disse...

Olá... Sou filha de Finlandeses... A receita esta certa. Lihapullat significa "Bolos de carne" Adorei seu site... Tens boas receitas, claras e objetivas e fáceis de entender.... Abraços...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails