domingo, novembro 21, 2010

Liege Waffles


Quando era criança adorava acompanhar meus pais nas idas ao supermercado, para desespero deles, já que eu sempre implorava por iogurtes e tranqueiras como salgadinhos impossíveis de comer um só. Gostava especialmente de um mercado que tinha do lado de fora um quiosque de favo holandês, um waffle coberto com um tipo de fondant líquido. Na saída do mercado era sagrado eu ganhar um desses favos. Lamentava apenas que essas idas ao mercado eram bem esporádicas mas talvez por isso mesmo certas comidas fiquem mais gravadas em nossas memórias!
Voltei a encontrar os waffles no Japão onde são vendidos em qualquer loja de conveniência. Eram bons mas nada supera os waffles recém assados. Foi com alegria que vi a receita postada pela Cinara destes waffles. O único impedimento era não ter máquina de waffles. A que tinha no Japão já estava com o teflon todo gasto e decidi jogar fora. Procurei pelas lojas do centro e encontrei uma nacional e no mesmo dia coloquei-a para funcionar. Caso você tenha problemas em encontrar a máquina, aqui tem algumas opções com vários preços e marcas!
Infelizmente os sulcos da máquina são rasos o que faz os waffles ficarem mais fininhos mas mesmo assim, funciona bem e consegui matar minha larica. Fiz a receita inteira que rendeu uns 20 waffles, não sei ao certo porque conforme ia assando o Luiz já ia devorando! rsss

* xícara de 240ml

7g de fermento biológico seco

1/3 xícara de água morna

1 1/2 colher (sopa) de açúcar

1/8 colher (chá) de sal

2 xícaras de farinha de trigo

3 ovos

1 xícara de manteiga derretida (200g)

1 colher (chá) de extrato de baunilha

3/4 colher (chá) de canela em pó (opcional)

1 xícara de açúcar em pérolas (substitua por acúcar em cubos como este aqui processado grosseiramente ou coloque em saco plástico grosso e dê algumas pancadas com rolo de massa. Não esmigalhe demais)


Em uma tigela, misture o fermento biológico seco, a água, o açúcar e o sal e deixe descansar por 15 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata em velocidade média até incorporar. Adicione os ovos (um de cada vez), a manteiga derretida (aos poucos), a baunilha e a canela. Bata bem após cada adição. A massa ficará espessa e muito grudenta.

Deixe a massa descansar dentro da tigela até dobrar de volume (cerca de 40min). Com uma colher, misture o açúcar em pérolas (ou os cubos de açúcar cristal triturados) e deixe a massa descansar mais 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o aparelho de waffles.

Coloque uma bola de massa de 5cm no centro de cada divisória do aparelho de waffles. Não coloque porções muito grande porque a massa cresce bem. Asse de 3 a 5 minutos, até dourar (na minha máquina assou em 10 minutos).

Cuidado ao retirar e para comer porque o caramelo está pelando! Espere amornar ligeiramente para comer e se deliciar!

* O que sobrou, embrulhei individualmente em papel alumínio e guardei na geladeira (pode ser congelado também). Na hora de comer, coloque no forninho elétrico por alguns minutos embrulhado mesmo no alumínio. Tire do forno, desembrulhe e deixe amornar 1 minutinho antes de comer.

26 comentários:

Isabel Salvador disse...

ficaram lindos e os doces sabororos de infância que nunca se esquecem,bjokinhass

AndreaDomingas disse...

Oi Akemi!

Depois de anos evitando comprar a máquina (porque não queria mais uma entupindo o armário), comprei este ano a dita! Ela tem um formato diferente, mais comum aqui na Alemanha, mas acho que não tem problema... Já testei várias receitas, inclusive uma nova no meu último post, mas ainda não fiz o waffle tipo belga! Uma boa sugestão sua, e a sorte, tenho o tal açúcar pérola em casa!

Bjs e boa semana!

Clau disse...

Estão com uma cara tão boa,me deu saudades dos que minha mãe fazia,eu adorava e ainda adoro.Copiei a receita para testar.bjus.

ameixa seca disse...

São tão bons e ficam tão lindos assim em tamanho minúsculo :)

Fabiana disse...

Akemi,
eu adoro esses waffles, e me lembro de um quiosque que ficava na estação de trem de Osaka, e tinha várias coberturas, e sempre tinha filas para comprar.
Agora, quanto a maquina de waffles, também estava namorando uma, mas só tinha voltagem 110v, e aqui em casa é 220v...uma pena, porque fiquei com agua na boca.
beijos

Akemi disse...

Belinha, obrigada!

Andrea, sua máquina é um luxo! Adorei as suas versões de waffles! Vou testar em breve! ;)

Clau, espero que goste!

Ameixinha, obrigada!

Fabiana, que pena! Se achar algum com voltagem 220 eu te aviso!

Luciana, obrigada pelo convite!

Cinara disse...

Oi, Akemi!!! Há quanto tempo!!! Eu estava te devendo uma visita há séculos, e ainda dou de cara com estes seus waffles de Liege maravilhosos. Que bom que você aprovou a receita! Eu não posso fazer sempre porque faço igual ao Luiz: vou assando e já vou comendo... ;o)
Beijinhos!

Ana disse...

Que lindinhos seus waffles Akemi!
Ana

Anônimo disse...

Que gostoso! Vou anotar a receita... feito com fermento biológico, deve ficar uma delícia!
Tenho a grelha de waffle mas até agora só fiz o waffle belga... e os Moffles. ahahah, meus preferidos :P
Beijoo

Cynthia disse...

Oi !
Os waffles parecem deliciosos ....hummm!!!

Só falta a receita daquela caldinha de chocolate que depois de um tempo fica meio açucarada... Alguem tem ?

Bjs

Trainee de Cozinheira disse...

Nossa Akemi adorei os seus já conhecia os da Cinara, mas falta coragem com a manteiga rsrs!! bjs
Maura

Lorenna disse...

Akemi, tenho uma máquina que é uma espécie de sanduícheira mas na verdade é um grill cheio de frisos. Não sei se deu para você entender rsrs, mas gostaria de saber se será que consigo um resultado parecido com o alcançado com a máquinha de waffles? Os seus estão lindos! Beijoss.

Akemi disse...

Oi, Lorenna! Acho que dá para fazer waffles nessa sanduicheira tbm mas talvez fiquem mais fininhas tipo bolachas. No Mercado Livre acho que tem umas chapas para waffles que assam direto na boca do fogao que são mais baratinhas ou vc pode comprar uma maquina de waffles pois eu acho um bom investimento, dá para fazer waffles para cafe da manha, lanchinho da tarde além de colocar outros tipos de massa como pão de queijo, ficam lindos! Esse que comprei é nacional, da Mondial e é muito boa, recomendo! bjsss

Unknown disse...

Amo waffles.Como todas as vezes que viajo.
Em breve vou adquirir uma máquina.
Abraços

Anônimo disse...

Reproduzi a receita e ficaram maravilhosos!!! Perfeitos! Quanto mais douradinho melhor!

Edmundo disse...

Eu vendo o Favo Holandês original, quem quiser basta me ligar 011 9 9978 6389 Edmundo. Aquele mesmo favo que se encontrava na UD, no estande próprio do Favo Holandês...

Edmundo disse...

Eu forneço o autêntico Favo Holandez, que ficou famoso nas décadas de 80 e 90, no Salão do Automóvel, Feira de Utilidades Domésticas (UD) e Cidade da Criança. Você vai relembrar doces momentos. Acompanham os favos os tradicionais foudants (morango, abacaxi, chocolate ou doce de leite). Forneço para consumidor final, eventos, feiras, comerciante. Entre em contato. Terei o maior prazer em atendê-los. Edmundo 011 9 9978 6389.

Anônimo disse...

Olá! Vc pode utilizar uma sanduicheira elétrica, para assar os wafles...

Aghata disse...

Edmundo, ainda faz os waffles?
De onde vc é?

Edmundo disse...

Oi Aghata. Faço sim e vc vai amar. Não existe igual, modéstia à parte. Fico na zona leste de São Paulo, Tatuapé. Pode me chamar no WhatsApp, 11 9 9978 6389.

Edmundo disse...

Eu forneço o autêntico Favo Holandez, que ficou famoso nas décadas de 80 e 90, no Salão do Automóvel, Feira de Utilidades Domésticas (UD) e Cidade da Criança. Você vai relembrar doces momentos. Acompanham os favos os tradicionais foudants (morango, abacaxi, chocolate ou doce de leite). Forneço para consumidor final, eventos, feiras, comerciante. Entre em contato. Terei o maior prazer em atendê-los. Edmundo 011 9 9978 6389.

Anônimo disse...

Boa tarde Edmundo, vc ainda fabrica os favos tradicionais?

Edmundo disse...

Boa tarde. Sim eu tenho os verdadeiros e tradicionais favos. Entre em contato 11 9 9978 6389

Anônimo disse...

É verdade. A melhor parte kkkkk

Edmundo disse...

Eu forneço o autêntico Favo Holandez, que ficou famoso nas décadas de 80 e 90, no Salão do Automóvel, Feira de Utilidades Domésticas (UD) e Cidade da Criança. Você vai relembrar doces momentos. Acompanham os favos os tradicionais foudants (morango, abacaxi, chocolate ou doce de leite). Forneço para consumidor final, eventos, feiras, comerciante. Entre em contato. Terei o maior prazer em atendê-los. Edmundo 011 9 9978 6389.

Edmundo disse...

Eu forneço o autêntico Favo Holandez, que ficou famoso nas décadas de 80 e 90, no Salão do Automóvel, Feira de Utilidades Domésticas (UD) e Cidade da Criança. Você vai relembrar doces momentos. Acompanham os favos os tradicionais foudants (morango, abacaxi, chocolate ou doce de leite). Forneço para consumidor final, eventos, feiras, comerciante. Entre em contato. Terei o maior prazer em atendê-los. Edmundo 011 9 9978 6389.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails