segunda-feira, novembro 29, 2010

Madeleines salgadas


Esta receita também poderia ser chamada de muffins ou bolo salgado conforme a fôrma utilizada para assá-la. Ao contrário das madeleines doces que são bem amanteigadas, estes aqui são mais enxutos e talvez pesem um pouco menos na consciência! rss
O sabor você pode variar com o que tiver na geladeira. Esta versão é de pizza, usei presunto, mussarela, tomate seco, azeitonas e salsinha picadinhas mais uma pitada de orégano.

Baseada aqui.

Massa básica:

2 ovos
80g de farinha de trigo
uma pitada de açúcar
1/2 colher (café) de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de óleo (usei 3 colheres de óleo + 2 colheres de creme de leite UHT)
30g de queijo parmesão ralado

Pré-aqueça o forno a 200˚C.

Unte e enfarinhe forminhas de madeleines ou muffins (usei farinha de rosca).

Peneire a farinha de trigo com fermento, sal e açúcar.

Numa outra vasilha, bata com fouet os ovos com o óleo e o queijo ralado. Junte os ingredientes secos e o recheio escolhido. Misture só o suficiente para incorporar tudo. Distribua a massa pelas forminhas. Eu povilhei um pouco de farinha de rosca caseira por cima da massa. Leve para assar por cerca de 20 minutos ou até dourarem levemente. Sirva mornos.


12 comentários:

Claudia Lima disse...

É a primeira vez que vejo uma receita salgada de Madeleine.
Eu nunca provei nenhum tipo, mas tenho muita vontade.
Parecem deliciosas!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Versão de pizza já diz tudo, devem ter ficado uma delícia :)

Dani Hoffmam disse...

Olá, é a primeira vez que visito seu blog e adorei!
Essa receita então, está anotada para que eu possa testar.

Bjos
Dani
http://kitutando.blogspot.com/

Kate Macedo disse...

Nossa, que delícia!!!

Kate
http://receitinhaspararecemcasadas.blogspot.com/

Bolo disse...

akemi,
que gostosura de receita
vou ter que testar.
adorei!
beijokas
e uma ótima semana

Fabiana disse...

Akemi,
Tenho visto muitas receitas de muffins salgados, e agora você nos apresenta essa novidade...
bom, nunca provei madeleines doces, será que provarei a salgada primeira??kkkkkkkk
Só você para conseguir isso de mim.
Adorei a forma fofa de coração.
beijos

Daniana Bittencourt disse...

Hummm... devem ser deliciosas!
Ficaram lindas em formato de coração.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Fla disse...

Poxa que massinha gostosa deve ficar. Anotado.
Bjs

Anônimo disse...

Oie Akemi! Cheguei até aqui e resolvi ficar um pouco e fui ficando,.. muito legal seu blog... eu sou uma aprendiz de Amélia... sei nada sobre forno-fogão mas estou aprendendo... pelo que pesquisei acho que vou usar muita coisa por aqui...passe dicas para as ceias de natal e reveillon algo fácil e que não pese...moro no litoral e queria dicas se possível, de comidinhas leves e fáceis para a ceia... e batidas...
Se puder...

Vou te seguir.. passe lá no meu Blog tb...quero fazer novas amizades.. .se tiver twitter me add @juzzramlho

Anônimo disse...

Um mimo essas madeleines salgadas!! Adorei a forminha de coraçao... que charme!
Minha forminha de madeleine é tao minúscula... devia ter comprado daquelas grandonas :D
Adorei esta idéia, já anotei. Adoro receitas salgadas!!
Beijao!!

moranguita disse...

que beleza de muffins
sao óptimos para lanches em pe.
e também para refeições rápidas com uma salada:-)
beijinhos

Lourdes Sabioni disse...

Adoro bolinhos salgados...estes devem estar divinos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails