terça-feira, maio 08, 2012

Muffins Salgados "Abaixo o Desperdício"!


Aqui em Maringá (cidade ao norte do Estado do Paraná) temos o privilégio de encontrar cenouras e beterrabas com suas folhagens na feira do produtor e seria um grande pecado desprezá-las, ainda mais que são super frescas e lindas! As de cenoura acabam indo para o tempurá ou farofinha e as de beterraba em refogados ou sopas. Desta vez resolvi experimentar em muffins.  Além de nutritivos e diminuir o desperdício, ficaram muito bons! E por falar nisso, a querida Josy publicou ontem um ótimo texto a este respeito. Apesar de longo, vale muito a pena ler! Aproveitem também para conhecer e babar nas muitas delícias que ela prepara! ;)
Gostaria muito de aumentar meu repertório de pratos que usem talos e folhas de verduras e legumes e adoraria saber o que vocês, leitores, costumam preparar! Me contem suas receitinhas! ;)
Bom, para os muffins, usei a mesma base destes aqui:

* xícara medida 240ml

Massa:

300g de farinha de trigo (usei metade farinha branca e metade farinha integral) - 2 xícaras + 1 colher de sopa
1 colher (sopa) de fermento em pó
50g de queijo parmesão ralado
sal a gosto
orégano a gosto
250ml de leite
100ml de óleo de canola
2 ovos extra

Refogado:
talos e folhas de 5 beterrabas lavadas e higienizadas
1 cenoura pequena ralada no ralo grosso
2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola média picadinha

gergelim branco e sementes de girassol para polvilhar

 Comece fazendo um refogado com os vegetais. Separe os talos e as folhas de beterraba. Corte os dois bem miudinhos. Aqueça uma frigideira e regue com um fio de óleo apenas para refogar os alhos. Junte a cebola e refogue mais alguns minutos até ficar transparente. Acrescente os talos de beterraba e a cenoura ralada. Tempere levemente com sal e pimenta do reino. Refogue alguns minutos para amaciar. Por fim, junte as folhas de beterraba e deixe refogar só até mudar de cor. Despeje o refogado num prato e espere esfriar.
 Numa vasilha grande, coloque as farinhas, o queijo ralado, fermento e sal. Misture e faça um buraco no centro.
Numa outra vasilha, coloque o leite, óleo e ovos. Bata com fouet e despeje no buraco dos ingredientes secos. Misture com fouet rapidamente e antes que toda a farinha seja incorporada, acrescente o refogado frio e termine de misturar com espátula. Não mexa demais.
Distribua a massa em 12 forminhas de muffins forradas com forminhas de papel ou untadas e enfarinhadas. Espalhe as sementes no topo de cada muffin. Leve para assar em forno preaquecido a 190˚C por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito. Não asse demais para não ressecar a massa. Deixe esfriarem sobre uma grade. Espere uns 10 minutos para consumir!

30 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que lindos ficaram, Clarice! A idéia é fantástica, querida! xx

Luisa Alexandra disse...

Uma óptima sugestão e nada se desperdiça!

Dafne Augusto disse...

É isso mesmo, abaixo o desperdício. Ainda mais se forem em prol de muffins tão lindos e nutritivos não é? rsrsrs
Um beijo

Cristina disse...

Akemi, preciso ampliar meus conhecimentos e receitas nesse sentido, adorei os muffins!
Falando em Mgá, a cidade está de aniversário né...sou fã desse lugar!
Bjs,

Emília disse...

Aqui nos mercados não encontramos verduras com os talos, acho que na feira deve ter, mas eu ainda não fui à feira desde que voltei rss. Mas também tenho dó de jogar fora, geralmente viram farofa ou bolinhos.
Adorei a receita!
Bjos

Sabores Autenticos disse...

Óptima sugestão, para os tempos que estamos a passar, é preciso não estragar nada.
Bjs

YES we Cooking disse...

Akemi, sensacionais esses seu muffins! Parecem mesmo uma delícia!
Beijos, Cecilia

Fê Dayrell disse...

Akemi esta certinha desperdiçar chega a ser um sacrilégio.

Ah e este muffins menina me deram água na boca.
bjo

Érica disse...

Akemi ficaram lindos os muffins, é uma pena que por aqui não encontro nada com as folhas. Uma vez fiz um curso no Sesi sobre reaproveitamento, tem tantas receitas gostosas lá, mas em casa o pessoal é tão enjoado que nem posso fazer essas coisas, meu filho se vê uma coisa verde no meio da comida fala que está suja, me dá até desgosto.
bjs

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
Eu sempre estou tentando aproveitar todos os alimentos. Fiz um curso no Senac basicamente sobre o aproveitamento de todas as partes dos legumes e frutas. Já fiz algumas receitas, vou procura-las para lhe mandar algumas.
BJ,
Lylia

Vicentina disse...

Lindos, nutritivos e com certeza deliciosos.
Bjs e Boa Tarde

Gina disse...

Quando consigo legumes orgânicos com as folhas não perco oportunidade de usar tudo.
Fiz uma panqueca rosa muito interessante. Leva talos de beterraba na massa e recheio com as folhas. Se interessar, veja a receita no blog de "panqueca rosa".
Tenho muitas receitas de aproveitamento de alimentos, fiz curso, inclusive.
Aliás, preciso voltar a apresentar mais receitas assim, bem lembrado!
Bjs.

Josy disse...

Akemi querida que lindos ficaram seus muffins, as folhas de beterraba com a cenoura deram uma cor linda e tenho certeza que ficaram deliciosos. Costumo reaproveitar muito as folhas aqui em casa, faço as vezes uns bolinhos de folhas de beterra e um patê de talos de beterraba que ficam uma delicia, suco de casca de manga tbém faço bastante, adorei sua receita, e temos mesmo que dar valor as cascas, talos e folhas pois tem muitos nutrientes e sempre dão boas receitas. Muito obrigada por colocar meu link, fico imensamente grata, pois quanto mais pessoas se conscientarem que não devemos desperdiçar melhor para nosso planetinha né? Obrigada viu? Beijinhos

Anônimo disse...

Ficaram de verdade muito lindos Clarice - agora pensa se aqui em casa com a meninada isso não vai fazer sucesso?! Vai virar hit parede amiga. kkkkkk Ou o Funk da hora (Deus é mais amiga, meus filhos são seletivos e não escutam funk) meus ouvidos super agradecem esse bom gosto deles. kkkk

Mas olha devo dizer que você foi criativa, vou danada mesmo com essa receita e eu aqui também compro as cenouras e beterrabas com as ramas na feira e agora vou dar esse fim pra elas também.

Eli

Andréa Santana disse...

QUERIDA AKEMI,
AQUI TBM COSTUMO COMPRAR CENOURAS, BETERRABAS, NABOS E BRÓCOLIS COM TALOS E FOLHAS SEMPRE APROVEITO TBM.
OS SEUS MUFFINS FICARAM LINDOS, DELICIOSOS E NUTRITIVOS, ESSA É MAIS UMA RECEITA QUE VAI ENRIQUECER A MINHA MESA.
AMANHÃ VOU POSTAR A RECEITA DA CUCA ALEMÃ QUE PEGUEI AQUI NO SEU CANTINHO.
ADORO SUAS RECEITAS, NÃO DEIXE DE PASSAR POR LÁ VÊ SE VC APROVA, RSRS.
BJS ♥

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Parabéns pela iniciativa!!! Tantos alimentos que podem ser aproveitados e são desperdiçados... ADOREI!!!
Grande beijo, Irene

Cristina Várias Paixões disse...

Oi, Akemi!!
Verdade, né? As feiras no Paraná são ótimas, apesar de serem menores. As verduras são mais fresquinhas.
Sobre a pergunta que fez lá no meu blog, tem que ser cachaça sim ou vodka, pois não congelam em baixa temperatura. E pode testar, não fica nem com cheiro de cachaça.
Beijos e até breve!!!

Cristina Várias Paixões disse...

Ahhh... suas "filhas" são lindas! Pena que não gostaram de mim...hahahah. Logo eu que adoro cachorros!
Beijos!

grazi disse...

que delícia!

SANDRINHA disse...

Adorei a idéia, vou tentar fazer, já que eu mesma faço minha horta.
Obrigada, Akemi. Bjs

Andréa Santana disse...

AKEMI, BOM DIA!
HOJE POSTEI A RECEITA DA CUCA ALEMÃ, NÃO FICOU TÃO BOA QUANTO A SUA, ESPERO QUE VC GOSTE!
BJS ♥

Akemi disse...

Patricia querida, obrigada! Quis variar um pouco e deu certo! :)

Luiza, com o preço das coisas hoje em dia, não dá pra ficar jogando comida fora amiga!

Augusto, e tem tanta gente que pede para tirar as folhas na feira! Dá muita pena viu!

Cris, é verdade e amanhã começa a Expoingá!

Emília, depois que comecei a ir na feira não consigo mais comprar verdura nos mercados. Temos que aproveitar tudo que a natureza nos oferece ne? ;)

Lurdes, falou tudo amiga!

Cecília, obrigada!

Fê, obrigada!

Érica, talvez seja uma fase do seu filhote! Tanta coisa que eu não comia quando criança e hj eu sou fã!

Lylia, que bacana! Tenho vontade de fazer este tipo de curso! Vou dar uma procurada nessas receitas no seu cantinho, obrigada!

Vice, querida, obrigada!

Gina, estas panquecas rosas devem ficar com uma cor linda, vou procurar a receita, sim, obrigada pela dica!

Josy, com certeza amiga, se cada um fizer sua parte quem sabe teremos um futuro melhor para as próximas gerações!

Eli, minha amiga, fico impressionada como o Rafa e o Enzo comem de tudo! Deve dar gosto ver os filhotes comerem tudo sem torcer o nariz, parabéns querida! Já tô vendo eles devorarem os muffins depois de retornarem da escola! ;)

Andréa, muito obrigada pelo carinho! Sua cuca ficou linda e super apetitosa mas não podia ser outro resultado nas suas mãos de fada amiga! Bem que queria provar um pedaço dela!!!

Irene, obrigada querida!

Cristina, que coisa incrível! Qualquer hora faço esses ninhos! Obrigada por vir até aqui responder!!!
Ahh, a Laika é a mais bravinha mesmo, ela late até pra sombra dela! rsss As outras duas já são sossegadas mas como tem gente que tem medo, preferimos deixar todas presas quando vêm visita! E espero receber a sua novamente em breve! :)

Grazi, obrigada!

Sandrinha, vc é chiquérrima! Morri de inveja da sua hortinha!!!

Josy disse...

Akemi querida as receitas que tenho de reaproveitamentos não tenho no blog, preciso abrir uma categoria e começar a publicá-los, a receita que tenho do patê é igual a que está nesse site que te indico é muito bom, tem várias receitas, só que a minha é 1 pouco diferente deles, dá 1 olhada chama patê chocante de talos de beterraba, na deles vai a beterraba a minha só vai as folhas e os talos, veja esse site tem várias receitas, e muitas delas ja experimentei, são ótimas. Bjos

Josy disse...

Ah que legal né sem dar o link vc vai ver como kkkkkkk bjos
Segue o link

http://saudeecia.webs.com/receitas.htm

sueli disse...

Ola, tb procuro sempre reaproveitar, o q eu mais gosto é a farofa com talos de agrião, fica muito boaç
Bj
Sueli

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Muito obrigada pela sua visita... Fiquei hiper feliz...
Eu usei a abóbora para doce... Aquela que é uma abóbora grande e comprida...
Espero ter ajudado...
Grande beijo, Irene

Megumi disse...

Gostei dessa idéia de muffins, parece delicioso...e ficaram lindos!
Bjss!

Danni e Lype disse...

Oi Akemi,
Fiquei sabendo que hoje é o dia do cozinheiro e não poderia deixar de passar por aqui...
Parabéns cozinheira de mão cheia!!! Adoro o seu cantinho e suas DELÍCIAS!!!
Grande beijo, Irene

Sabor no Prato disse...

Oi Akemi. Que gostosura esses muffins! Gostei muito do seu blog, já vou te seguir.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

AndreaDomingas disse...

Ficaram super-apetitosos! Olha, o que costumo reaproveitar... não ria... é usar as folhas do Kohlrabi para fazer um refogadinho para servir de acompanhamento para feijoadas, substitundo assim a couve que não é encontrada aqui na Alemanha.

Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails