quinta-feira, agosto 09, 2012

Cookies Bolas de Neve ou os biscoitinhos mais fáceis e deliciosos do mundo!


Com apenas 3 ingredientes e em menos de 30 minutos você consegue preparar estes cookies fantásticos! Além disso, com a massa base você pode saborizar seus cookies de diversas maneiras: raspinhas de limão ou laranja, chocolate, matcha (pó de chá verde), nozes variadas, baunilha, especiarias... hummmmm! 
Eu fiz de limão e chocolate e apesar da pessoa que postou a receita dizer que não precisa alterar a quantidade de farinha, senti que ficou mais seca na versão chocolate. Nada desesperador, apenas juntei um fio de óleo de canola e deu-se um jeito! ;)
Se você receber visitas inesperadas ou sentir falta de um biscoitinho para acompanhar seu café ou chá da tarde, agora não tem mais desculpas! 


* xícara medida 240ml

½ xícara menos 1 colher de sopa de manteiga (pode ser com ou sem sal - 90g)
1 xícara de farinha de trigo (140g)
3 colheres de sopa de açúcar (30g)
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 170˚C.
Unte e enfarinhe uma assadeira pequena ou forre com papel manteiga.
Derreta a manteiga no microondas (cerca de 1:20 min em potência alta). Junte em seguida o açúcar e misture com fouet até dissolver.
Acrescente a farinha peneirada e misture com a ponta dos dedos até formar uma massa uniforme, procure não sovar a massa.
Faça 20 bolinhas (um pouco maiores do que uma bolinha de gude) e vá distribuindo na assadeira (foto 1). Leve para assar por 15 a 20 minutos ou até que fiquem levemente coradas (foto 2).
Transfira os cookies numa grade para esfriar. Depois de frios,  passe no açúcar de confeiteiro. Se colocar as bolinhas num saquinho com o açúcar e chacoalhar, agiliza o processo (foto 3).


Para saborizar, coloque o ingrediente escolhido junto com a farinha de trigo e amasse com a ponta dos dedos. No caso do chocolate, acrescentei 2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 50% de cacau). Como disse, a massa ficou seca e adicionei um fio de óleo de canola até que fosse possível modelar mas sugiro reduzir a farinha e substituir pelo chocolate ou cacau em pó. 

Por outro lado, caso sinta que a massa ficou mole, adicione um pouco mais de farinha.

A massa é um pouco enjoada de enrolar. Primeiro amasse bem na mão e modele em bolinha. Se enrolar direto, ela se esfarela. 

No caso do limão, adicionei raspas de 1 limão tahiti.

Se quiser, pode acrescentar 40g (coisa de umas 3 colheres de sopa) de nozes picadinhas ou moídas na massa.


Não sei se terei tempo para retornar aqui por conta de algumas encomendas, por isso já deixo adiantado um Feliz Dia dos Pais a todos! Infelizmente perdi o meu pai já tem 18 anos. Ele se foi sem conhecer seus netos que hoje já são adolescentes,  mas onde quer que esteja lá em cima deve estar muito orgulhoso! Saudades, pai!

23 comentários:

Cristina disse...

Akemi, tenho TANTA coisa boa sua para experimentar que daqui à pouco meu blog vai passar a se chamar Pecado da Gula Cover!!Amei os biscoitos, facílimos e com uma carinha tão boa...será que posso usar só um pouquinho de chocolate derretido na massa ao invés do em pó??não briga comigo se for absurdo!;)
Tbm tenho uma saudade gigante do meu pai!!
Bjs e um lindo final de semana!!

Akemi disse...

Cris, acho que com chocolate derretido vai ficar bom e até resolve esse problema da massa ressecada! Que isso, adoro quando vc faz alguma receita daqui! Bjss vizinha!

Bolo disse...

Hum parece deliciosos!!!
as crianças vão gostar
beijos

Unknown disse...

Taí uma coisa que eu tenho medo de fazer... Biscoitos/Cookies... Um dia, quem sabe, eu perca esse medo, haha

Será que consigo fazer essa receita?

Abraços,

Junji

Megumi disse...

Akemi, que prático esses biscoitinhos!Parece bem gostoso tb...Ja nem sei o que fazer primeiro,rs!
Bjss!!!

Renata disse...

Super legal Akemi! Muito práticos e diferentes nesse formato de bolinha. Adorei.

Unknown disse...

Oi Akemi parecem deliciosos! Fiquei com uma duvida quanto a quantidade de farinha. São apenas 140g ou 1 xícara (240g)? Quero fazer essa delicia no final de semana!!!
Bjss
Mel

grazi disse...

é claro que na versão chocolate

vc tenha sentido que a massa ficou mais seca...

o certo é substituir 1 pouco da farinha pelo chocolate em pó!

os seus biscoitos estao maravilhosos : parabéns !

Miminhos da Mito disse...

Olá

Ficaram lindos demais e são simples de fazer :)

Bjs

Maíra Salomão disse...

Como assim, não vai nem fermento?? De onde você tira essas ideias, Akemi? Adorei! Minha mãe gosta de uma bolinha parecida com essa que ela compra na padaria, mas com leite ninho! Deve dar para substituir parte da farinha pelo leite em pó, né? As vezes eu gostaria de fazer um curso de química na cozinha para aprender a fazer substituições...
Beijos e bom fim de semana!

Unknown disse...

Akemi querida obrigada por esclarecer e desculpe minha confusão!!!!
Bjsss
Mel

sadhia disse...

adorei querida muito facil mesmo e lindo né
bjão

Dani Hoffmam disse...

Esse de limão me3 deixou com a maior vontade de fazer!!!!

Vou anotar a receita, depois q fizer eu posto no blog. Aliás, ta cheio de receitinha sua lá!

Bjos,
Dani

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Akemiiiii, dorei!!! bjs
Maura

Dafne Augusto disse...

Akemi eu faço coro com a Cris. São tantas receitas daqui que eu separo para preparar que mesmo se fizesse uma por semana passaria meses fazendo kkk. Delicia esses Cookies. muito fáceis. Estou louco pra provar.
beijos

Unknown disse...

Akemi menina,com certeza,estes cookies vao para a minha listinha!!!Acabei de postar no blog a receita da Cuca alema recheada, que vc postou no seu PG!!!!!! Simplismente uma receita maravilhosa, o creme de baunilha deu todo um toque especial, usei ameixas vermelhas ao invés do abacaxi, perdi a conta de quantos pedacos já comi,ihihiihhi!!!Parabénssssssss

Vanderleia disse...

Oi Akemi, eu comeria uns desses agora mesmo com uma xícara de café fresquinho.Me deu até fome.Beijos e um ótimo final de semana.

Josy disse...

Akemi querida adorei esses biscoitinhos, são fáceis de fazer, só fuquei na dúvida com a farinha, é 140 ml mesmo? ou 240ml?
Vou levar a receita e guardar, quando der me responda, n[ao tenho pressa ta?
Bjocas. Feliz Dia dos Pais, tbem já não tenho mais meu querida pai a 10 anos. Bjcas

Claudia Lima disse...

Adorei a receita! Parece muito prática e gostosa.
Bjs :)

Anônimo disse...

Ola adoro seu blog sempre fico de olho nas postagens, esse cookie parece muito bom e facil, ja ja vou testar. Na foto percebi q seu açucar de confeiteiro está meio empedrado, costumo deixar o meu na geladeira, sempre fica soltinho!! Natalie.

Elaine Fujiwara disse...

Oiess Akemi!

Acompanho seeempreee seu blog, que tem uma monte de delícias para testar...

Eu tinha uma receitinha de biscoito com geleia, que todo mundo amava, mas eu fiz esses cookies esse fds e nossa, todo mundo AMOU!

Acabou tomando o lugar dos outros biscoitinhos, foi uma sensação, você não acredita! Fiz 8 receitas, 4 de limão e 4 de chocolate.

Que delícia!!! Obrigada por compartilhar conosco...

Beijooo...

Akemi disse...

Meninas e meninos, que delícia ler todos os comentários de vcs! Muito obrigada a todos!!!

Natalie, muito obrigada pela dica do açúcar de confeiteiro!

Elaine, muito obrigada por prestigiar o blog e por contar sua experiência com a receita destes cookies! Fiquei muito feliz em saber que todos gostaram dos biscoitinhos! Eles são tão simples que vendo a receita vc não dá nada, só provando pra se surpreender!


Bjss e uma ótima semana pra todos!!!

Josy disse...

Akemi querida, obrigada por tirar a minha dúvida sobre a receita, agora entendi perfeitamente. Uma ótima semana pra vc amiga. Bjocas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails