quinta-feira, agosto 23, 2012

Pizza grelhada na frigideira - fininha e crocante!!!


Final de semana, pizza. Pizza, final de semana. É fácil fazer esta associação, pelo menos  nesta cabeça gulosa! rsss O difícil é escolher qual receita testar mas semana passada já sabia muito bem qual faria! Assim que vi esta receita postada pela querida "vizinha" Cristina, ela imediatamente saltou para o topo da minha lista por fazer. Nem tive dúvidas de que eu iria adorar o resultado, tanto que fiz duas receitas de uma vez! :o)
Fiz e confirmei todos os elogios da Cristina! A massa fica super crocante e leve! A gente come 2, 3... e ainda sobra espaço pra uma doce! 
Fiz conforme as orientações da Cristina. Preparei a massa e depois de esticada, grelhei na frigideira. Cobri com recheio e assei por alguns minutos no forno bem quente. Ficaram excelentes! No dia seguinte, fiz algumas doces na frigideira e deu certo também! Bastou esquentar bem a frigideira, regar o fundo com um fio de azeite, colocar o disco recheado, tampar e deixar grelhando em fogo moderado/baixo por uns 5 minutos ou até que o recheio esteja aquecido!
Essa receita é realmente um achado, daquelas que vão pro caderninho e que com o tempo ficam com as páginas amareladas e sujas de tanto ser repetida de tão boa! ;)

¾ xícara de água morna (180ml)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
½ colher (chá) de açúcar
1½ xícara de farinha de trigo (210g)
¼ xícara de farinha de trigo integral (45g)
1 colher (chá) de sal (usei ¾ colher de chá)
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Numa vasilha, coloque a água morna, o fermento e o açúcar. Misture e deixe descansar por 5 minutos até ficar espumoso.
Na tigela da batedeira, coloque as farinhas, o líquido fermentado, o sal e misture rapidamente. Leve para bater com o gancho de massas pesadas por 2 minutos até a farinha ser incorporada. Se estiver muito úmida, coloque um mínimo possível de farinha de trigo (eu precisei colocar mais 3 colheres de sopa). Continue batendo por mais 5 minutos e incorpore o azeite. Bata mais 5 minutos até a massa se soltar da vasilha e ficar lisa e elástica.
Modele numa bola com as mãos untadas com óleo e deite numa vasilha também untada. É importante que a superfície da massa esteja untada também para que não resseque. 
Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (de 1 a 2 horas - a minha levou 50 minutos). Coloque na geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos. Isso vai agregar sabor e melhorar a textura.
Dê alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e divida a massa conforme o seu gosto (rende 2 discos de 30cm ou 6 discos de uns 24cm).
Modele em bolinhas e deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto isso já deixe esquentando uma frigideira grande (24 a 27cm de diâmetro) em fogo moderado/forte.
Pegue uma bolinha e abra com rolo bem fininho na mesa enfarinhada. Não se incomode se não sair redonda, o formato irregular e rústico é mais interessante nesta pizza.


Coloque a massa na frigideira. Depois de 2 minutos já vai levantar bolhas na massa (foto de cima). Se não aparecer, aumente um pouco a chama. Levante um pouco a massa para verificar se dourou no lado de baixo. Se sim, tire a massa ou se quiser, doure levemente o outro lado também (foto de baixo).
Vá repetindo com as outras bolinhas.
Depois de prontos, recheie a gosto e leve para assar em forno pré-aquecido beeeem quente (230˚C) por 2 a 5 minutos até que as bordas fiquem bem douradas e o recheio aquecido.

Uma sugestão:

Como as pizzas ficam bem crocantes, o bom é comer com as mãos mesmo ao invés de talher! ;P 


Cortar com tesoura de cozinha ajuda a deixar as fatias mais manuseáveis! rsss


Depois é regar com um bom fio de azeite extravirgem, umas gotinhas de tabasco...


... e bora pra dentro!!! Nhac!!!

Para as pizzas doces, espalhe requeijão cremoso e cubra com fatias de banana. Leve para assar ou grelhar e depois regue fartamente com leite condensado e polvilhe canela em pó. Outra é passar requeijão, distribuir fatias de morango e pelotas de nutella. Nem preciso comentar ne? :P

Falando em final de semana, fomos assistir "Corações Sujos" e saímos impressionados com o belo e emocionante filme! Eu que nunca choro em filmes, saí soluçando. É uma pena que esteja sendo pouco divulgado, mas vale muito a pena assistir e saber mais deste capítulo negro e pouco conhecido da nossa história. Fica a dica! ;)



26 comentários:

Renata disse...

Fiquei aguando nessas pizzas, Akemi. E parecem fáceis de fazer E de comer srsrs
Depois que vim pra Coreia, cortar alimentos com tesoura virou rotina aqui em casa. Quando os brasileiros descobrirem isso vao aderir, tenho certeza!

Érica disse...

Hummm! Que delícia! Tentei fazer uma vez pizza na frigideira e não deu certo, vou anotar essa receita e tentar.
bjs

Dafne Augusto disse...

Pizza é sempre bom. Seja final de semana ou não. Eu aceitaria uma dessas agoriinha kkkk. Fazer em casa é bom porque nos dá uma grande liberdade de fazer os recheios e combinações que quisermos né.
Um beijo

Anajá Schmitz disse...

Que maravilha de sugestão, vou tentar fazer em casa , não sei se sairá perfeita como as suas. Tu és uma profissional não dá pra competir.
obrigada por compartilhar receitas práticas e saborosas.
Tenha uma ótima semana.

Unknown disse...

Akemi que delícia! Vou ter que fazer!! Ótima receita!!!
Bjsss
Mel

Inessa disse...

Esse recheio doce com requeijao é novidade pra mim! essa massa deve ficar muito boa mesmo hein!

Gostou do filme? Tava lendo o livro, mas parei...achei bem denso! Vou ver o filme e assim vejo o final.
Sua familia acreditava na vitoria ou derrota do Nihon? Meu oditian acreditava na vitoria...

bjos

Lu Westphal disse...

aiai, fiquei com agua na boca.
deve ficar bem gostosa mesmo.vou anotar tbm e testar qlqr dia.
bem pratica né?
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Sabor no Prato disse...

Olá Akemi! Ótima esta pizza, não? A massa parece bem prática de fazer e os recheios que você escolheu, hummmm, me deixaram com água na boca. Parabéns à Cristina e à você pela ótima execução da receita :)

Abraços, Fabiana.

Rosinha Benvenga disse...

oi Akemi,super prática e muito saborosa bjs Rosinha

Cristina disse...

Ai, que emoção vizinha!!!Fico tão feliz quando vejo receitinhas do Abóbora aqui, é muita honra!!!
E vc arrasou com o passo a passo, assim todos podem fazer essa delícia de pizza...ai,ai, me deu uma vontade, se dependesse do meu filho teríamos essa massa toda semana...e esses recheios doces, que escândalo que devem ter ficado!
Muito obrigada Akemi!Bjs,,,

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Akemi!

Adorei essa receita! Super prática, não?
Ela também vai passar na frente das outras receitas da minha lista!

Beijos!

Josy disse...

Ain! Akemi qdo vi essas pizzinhas no Face me deu água na boca, e agora vendo aqui a receita, fiquei tentada pra fazer no domingo a noite e fazer minha galerinha feliz. Sou super fã de pizza fininha, dessas mesmo de se comer com a mão e se lambuzar. Adorei amiga, vou levar a receita. Beijinhos

Carla Colombo disse...

Fiz uma versão não tão fininha... mas a sua tá mto apetitosa! Ainda nem postei a minha, mas sei que vou experimentar sua versão! hehe
beijos!!


www.brisandonacozinha.com

Bárbara disse...

Acabei de fazer! Delícia! Ficou crocante nas bordas, mas no meio da pizza nem taaanto...rs... receita aprovada!

Vanderleia disse...

Oi Akemi, ficou divina.Parece bem crocante, dá até vontade de morder.
Adorei e anotei.Parabéns pra você e pra Cristina.Beijos e bom final de semana.

Anônimo disse...

akemi, fiz o cuscuz!!! q facil e delicioso....com certeza vai ter repeteco...vc tem uma boua receita de cuscuz "normal"? se tiver posta pra mim....EU SOU FOLGAAAAAAAAAADAAA...RS
Puxa, tb adorei essas pizzas...
bjs
mari chan
Ps qd vc vai vir pra sp?

ThassilaVieira disse...

Quase toda sexta tem pizza aqui em casa!
agora minha maior vontade é fazer essa receita também!
Será que pode congelar a massa, ou até mesmo guardar!?
Será que muda a textura no resultado final?!

Akemi disse...

Oi, meninas e menino Augusto! Muito obrigada pelos comentários! Esta massa é uma maravilha, experimentem que não vão se arrepender! ;)

Inessa, eu adorei o filme! Tbm tentei ler o livro e não consegui, mas depois de ver o filme fiquei com vontade de ler de novo.
Em casa nunca se falou sobre isso. Minha tia apenas comentou por alto certa vez que na época da guerra não se podia falar japonês nem ir para escola japonesa. Já não bastasse a tragédia da guerra e ainda dentro da colônia ter acontecido isso... muito triste! Se puder, assista, sim!

Vizinha, eu que agradeço por vc compartilhar receitas deliciosas!!! Estou doida pra repetir a pizza com outros recheios! ;)

Bárbara, acho que se carprichar muito no molho e recheio pode acabar deixando a massa mais mole no meio.
Eu já prefiro colocar uma camada bem fininha de molho e colocar um pouquinho de cada dos ingredientes da cobertura para ficar bem levinho. Aí a massa fica bem crocante por igual!
Mas é tudo questão de gosto ne? rss
De qqr forma muito obrigada por retornar e contar seu resultado! E como vc foi rapidinha pra fazer! rsss

Mari-chan, que bom que gostou do cuscuz! O tradicional eu adoro tbm, só não faço pq o Luiz não curte muito, mas pode deixar que a hora que a vontade for maior eu faço de qqr jeito e posto aqui ta! ;)

Tassila, eu grelhei todos os discos e os que sobraram eu embrulhei em filme plástico. No dia seguinte continuavam do mesmo jeito. Acho que dá certo congelar tbm, embalando um a um em filme!




Megumi disse...

Nossa Akemi, vc colocou escutas aqui em casa???Rsrs...Essa semana mesmo meu marido tava falando que fazer pizza na frigideira fica bom, bem crocante! Que qd ele era "jovem", ele fazia muito e que qualquer dia ía tentar fazer de novo. Lembrei dessa receita que ja tinha visto na Cristina, mas a preguiga ta tanta por aqui que acabei desistindo de muitas receitas!
Preciso me animar!!!
Um ótimo final de semana pra vcs,bjss!

Mary - Strawberrycandy disse...

Fiquei aqui com água na boca,....que pizza fantástica!
Beijinhos e bom fds,...
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Elaine Figueira disse...

Delicia de receita em Akemi? Super fácil e saudável.

Pizza em casa no fim de semana, é praxe.

abraços

Vicentina disse...

Que facilidade, vou tentar fazer.
Aqui em casa adoramos Pizza.
Bjs e Boa Semana

Kati Monteiro disse...

Oi Akemi,
tanta gente falando sobre o seu blog, e eu ainda não conhecia...
Cheguei para ficar!
Esta pizza com massa crocante está me chamando!
Beijos

Anônimo disse...

gostaria de saber se posso usar o feremnto fresco e seria qual a qtde bjus amei

Akemi disse...

Debbie, vc teria que usar 2 tabletes de fermento fresco (30g). Boas fornadas!

Cris disse...

Amei, ficou maravilhosa!!! Só é mais trabalhosa para fazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails