segunda-feira, outubro 01, 2012

Cookies de cranberries e castanha do pará + mimo

O retorno inesperado do frio semana passada coincidiu com a chegada de uma caixa recheada de chás da Dr. Oetker e não tive dúvidas do que preparar para acompanhá-los: cookies!
Estes aqui são bem amanteigados e deliciosos! A combinação do azedinho das cranberries com as castanhas me agradou bastante, mas você pode substituí-las por outras frutas secas e nozes que preferir! ;)
A receita veio daqui:

* xícara medida 240ml

1 xícara + 1 colher sopa cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente (226g)
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ colher (chá) de sal
2½ xícaras de farinha de trigo (eu substituí ½ xícara de farinha por fécula de batata)
½ xícara de castanhas do pará picadas
¾ xícara de cranberries secas picadas
açúcar cristal para envolver os cookies

Bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata até ficar fofo. Acrescente o leite e a baunilha e bata mais um pouco. Junte a farinha e o sal e misture com espátula até serem incorporados. Coloque as cranberries e castanhas e misture.


Divida a massa em duas partes. Sobre um pedaço de filme plástico, modele num cilindro de uns 20cm de comprimento por 5cm de diâmetro (foto 1 e 2). Na hora de modelar, aperte bem para que fique um rolo bem maciço.
Enrole no filme plástico, enrolando as duas extremidades (foto 3).
Faça o mesmo com o restante da massa e leve os dois rolos para descansar na geladeira por no mínimo 2 horas (foto 4).
Tire o filme plástico e espalhe açúcar cristal por toda a superfície, rolando para que grude bem (foto 5).


Corte em fatias de 5~7mm e coloque-as numa assadeira untada ou forrada com papel manteiga (foto 7).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 15 a 20 minutos ou até que fiquem levemente corados nas bordas. Não asse demais!

Tire do forno e espere 5 minutos para transferi-los numa grade. Depois de frios, guarde em potes bem fechados.

E esta foi a caixa que eu recebi! Os chás que recebi foram frutas do bosque, maçã com canela e morango silvestre, além de 2 xícaras com pires. Para minha surpresa soube que posso presentear 2 pessoas com este kit e claro que pensei em vocês, queridos leitores. Um deles vou sortear entre as minhas leitoras bem atentas que se inscreveram através de instruções que joguei ao acaso no meio da receita de suspiros. São elas:

1. Cristina Gullino
2. Vanderleia Andrade
3. Adriana Abbiati
4. Thássila de Almeida
5. Renata Lacerda

Por haver poucas inscritas, vou fazer o sorteio via Random.org e publicarei o resultado dia 04, junto com o resultado do outro ganhador.
E para quem deixou passar batido, não fiquem tristes! Inscrevam-se aqui e cruzem os dedinhos!
Boa sorte! :)

(inscrições encerradas)

19 comentários:

tatiane disse...

Um mimo estes cookies, não tinha me ocorrido juntar cranberries com castanha-do-pará, a receita já vai para a minha infindável listinha!

Prata da casa disse...

Adoro bolachinhas com cranberries. Estas estão perfeitas!!
Bj
Márcia

Kelly disse...

Oi Akemi,estou com um pacotinho de cramberies na dispensa!Com certeza vou fazer esses cookies.Depois mando a foto.

Renata disse...

São muito práticos estes cookies de corte, né? Adorei a adição de cranberries.
O kit de chá é um charme! Tb adorei!

Josy disse...

Que lindo o seu kit de chá Akemi, adorei e já estou participando do sorteio.Heheh.
Achei super prática essa receita, só embrulhar, cortar em rodelinhas, além de fáceis e gostosos, ficam super delicados. Adorei a receita. Beijinhos

Rita Reis disse...

Lindos estes cookies. Nunca experimentei os cranberries e tenho curiosidade de saber como é o sabor... Quanto ao sorteio, infelizmente não estava por casa nos últimos dias, por isso perdi. bjs querida!

Unknown disse...

esses biscoitos tem um aspeto maravilhoso.
Beijinhos

Maíra S. disse...

Akemi, que danada! Colocar inscrição para concurso camuflada na receita! rsrs Fiz leitura dinâmica e nem percebi!! Ainda bem que deu tempo de me inscrever do outro jeito. Adorei a receita dos cookies, me lembra um que eu vi da Martha Stewart mas que até hoje não fiz. Quem sabe agora vai?
Beijos e boa semana!

ThassilaVieira disse...

Akemi... eu posso participar do outro sorteio tbm?!
ou não?

Leili disse...

Hum, que cookies apetitosos. Ficaram lindos.

Liliana (Addicted) disse...

Que boas devem ser estas bolachas, estão com um aspecto fantástico.

beijinhos

Cristina disse...

Oi vizinha, adoro esse tipo de cookies, ficam tão charmosos e não vou perder essa receita de jeito nenhum!Seu kit é uma graça, vou torcer pelo meu!rs,
Bjs,

Unknown disse...

Danadinha você!!!! E eu achando que era um erro de CTRL+C CTRL+V!!!! Bobinha, eu!!! ahahahahahaha Na próxima você não me pega.
Beijos

Ana Carol Crocks

IVA PASSOS disse...

Muito lindo... anotadíssimo!
Ivaneidepassos.blogspot.com

Vanderleia disse...

Oi Akemi ficarei torcendo para que eu ganhe esse mimo.Farei cookies deliciosos para acompanha-los.Adorei sua receita.Beijos querida e tudo de bom.

Megumi disse...

HUmm...esses biscoitinhos me lembraram os que fiz no Natal passado.Estão lindos!Minha lista só aumenta e ja nem sei o que fazer primeiro. Uma ótima noite,bjss!

Lu disse...

Oi Akemi,
fiz os cookies de canberry...porém, quando tirei da geladeira e fui cortar em fatias, caiam em "grumos"...precisei modelar bolinhas e depois amassar para ficar na forma de cookie.

Quando fui tentar tirar da assadeira, estavam quebradiços, quase virou farofa....

Será que isso aconteceu pq usei no lugar da manteiga margarina culinária que é vendida aqui no Japão?

vou tentar de novo, ainda tenho um pacotāo de cranberry que comprei no Costco! rrsrsrs

bju,
Luciane

Akemi disse...

Luciane, acho que a massa ficou seca e por isso se esfarelou. Procure colocar um pouco mais de manteiga na massa. Espero que a próxima fornada fique melhor! Bjss

Shapalmas disse...

Tanta coisa gostosa nesse blog que da vontade de comer a tela do computador...
Fiquei uns dias fora do blog,mas agora,colocando minhas visitas em dia,tive que passar aqui pra conferir as delicias que tem por aqui...
Beijinhos e parabens por tudo

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails